Cedae – Nova rodada no próximo dia 2 de agosto

O Senge-RJ espera que a empresa apresente uma nova proposta econômica, compatível com seus ganhos recentes
Reunião de Negociação Coletiva do Senge-RJ com a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae)
Data da ocorrência: 19/07/2019
Uma nova reunião de negociação com os gestores da CEDAE foi agendada para o dia  2 de agosto, às 14h, na sede da UniverCEDAE. Na ocasião, eles devem apresentar uma nova proposta econômica que efetivamente reflita os ganhos recentes alcançados pela empresa, sob pena de mobilização dos trabalhadores em torno de um calendário de paralisações.
Por essa razão foi suspensa a assembleia que havia sido marcada para o próximo dia 24/07, em Niterói, cuja pauta seria a deliberação de imediato ajuizamento de dissidio coletivo.
Na última sexta-feira (19/07), a rodada de negociação, após muita insistência dos Sindicatos, a Cedade apresentou proposta econômica de nenhum (0%) reajuste dos salários, e reajuste dos benefícios sociais conforme inflação medida pelo INPC. A proposta foi considerada inaceitável pelos representantes dos trabalhadores, que se recusaram a levá-la para assembleia.
Em 2018, o lucro líquido da CEDAE cresceu 200% com relação a 2017, totalizando cerca de R$ 830 milhões. Houve crescimento também da receita operacional líquida (14%), redução do endividamento líquido (49%), aumento de rentabilidade (11%). Além disso, a empresa se beneficiou, entre 2015 e 2018, de um aumento tarifário que, ao final de 2018, já era superior à inflação do período. O Senge-RJ destacou, ainda, que  a fórmula utilizada pela empresa para composição do valor tarifário final considera, formalmente, a reposição integral do poder de compra dos salários de seus empregados.
Embora o objetivo da reunião tenha sido a discussão das cláusulas econômicas para o período 2019/2020, a empresa levou a  debate duas novas questões: 1) a mudança no regime de escala de 24×72 para 12×36; e 2) a licença sem vencimento. Os Sindicatos criticaram a inoportunidade da discussão dos dois temas, e alertaram  para os enormes riscos envolvidos na adoção de uma escala de 12×36, especialmente nas áreas de maior periculosidade em que atua a CEDAE.
Participaram da reunião os sindicatos signatários do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), entre eles o Senge-RJ.
Senge-RJ
(21) 3505-0717 – [email protected]