Cerca de 800 trabalhadores participam de ato

Nesta quarta-feira (07), será realizada uma nova audiência de conciliação no TST

Cerca de 800 eletricitários realizaram uma passeata na manhã desta terça-feira (06), no Centro do Rio de Janeiro. O ato faz parte das manifestações em defesa do setor elétrico. Os trabalhadores estão em greve desde o dia 15 de julho porque a Eletrobras não apresentou proposta para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). Os diretores do Senge-RJ Gunter de Moura Angelkorte e Agamenon Oliveira estiveram presentes. Os representantes sindicais Eduardo Duarte, Roberto Ricardo de Araújo Góes e Galvani Cavalcanti também participaram do ato.

Após a greve, a empresa entrou com um pedido de mediação da negociação coletiva no Tribunal Superior do Trabalho (TST). Foram realizadas duas audiências de conciliação com a presença do presidente do TST, ministro Carlos Alberto Reis de Paula. Na última, a Eletrobras não aceitou a proposta apresentada pelo ministro e se retirou da negociação.

A proposta previa aumento salarial de 1% sobre a inflação, retroativo a maio deste ano, outro reajuste no mesmo percentual em janeiro de 2014 e, em setembro de 2014, 0,5%, cumulativos, garantida a correção da inflação medida pelo IPCA, além da validade do acordo por dois anos.

Em assembleia, os eletricitários decidiram entrar em greve novamente a partir desta segunda-feira (05). A paralisação será por tempo indeterminado. A greve, que começou no dia 15 de julho, havia sido suspensa a pedido do presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), o ministro Carlos Alberto Reis de Paula, que está mediando a negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do setor elétrico.

Nova audiência

Será realizada nesta quarta-feira (07), às 14h, uma nova audiência de conciliação entre os sindicatos e a Eletrobras. A reunião será na sede do TST, em Brasília.

Na quinta-feira (08), às 12h, os trabalhadores se reunirão em assembleia no Clube de Engenharia para discutir os encaminhamentos da audiência. O Clube fica na Avenida Rio Branco, 124, 25º andar, Centro.