Ciclo de debates sobre um Brasil popular e soberano começa nesta quinta (26)

"Soberania Alimentar e Combate à Fome” é o primeiro tema em pauta, às 18h30, no YouTube, com a ex-ministra Tereza Campello, João Pedro Stédile, do MST, e o economista Márcio Pochmann. Realização do Senge RJ e do Projeto Brasil Popular.

O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge RJ) e o Projeto Brasil Popular inauguram, no próximo dia 26, às 18h30, a série de debates “Diálogos – Brasil Popular e Soberano”, com transmissão pelo YouTube. A iniciativa tem o apoio da Frente Brasil Popular, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), da Fundação Perseu Abramo, da Fundação Maurício Grabois e da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge).

O tema do encontro de abertura será “Soberania Alimentar e Combate à Fome”, com a participação de Tereza Campello, ex-ministra do Desenvolvimento Social, João Pedro Stédile, da direção nacional do MST, e do economista Márcio Pochmann, diretor-presidente do Instituto Lula e um dos integrantes do Projeto Brasil Popular. Como garantir no Brasil a disponibilidade e acesso permanente a alimentos, o pleno consumo sob o ponto de vista nutricional e a sustentabilidade em processos produtivos? Este é o desafio.

A transmissão, ao vivo, será feita pelo  pelo canal do YouTube do SOS Brasil Soberano e do Projeto Brasil Popular. O presidente do Senge RJ, Olímpio Alves dos Santos, abre o debate, que terá mediação da jornalista Beth Costa, dirigente da Fenaj, e do cientista político e advogado Jorge Folena, ambos da coordenação do SOS Brasil Soberano, um movimento do Senge RJ.

O objetivo da série “Diálogos – Brasil Popular e Soberano” é discutir propostas para  um país democrático, popular e soberano, gerando subsídios para ações e investimentos nas áreas de soberania alimentar, reforma agrária, distribuição de renda, crescimento e desenvolvimento econômico, oferta pública de bens e serviços sociais, mobilidade urbana, educação, ciência, habitação, saúde e outras demandas chaves da sociedade. O Projeto Brasil Popular é uma articulação política que reúne 30 grupos de trabalho, dedicado a formular propostas e promover  diálogos sobre o país, na busca de uma nova hegemonia de forças sociais.

Os debates vão acontecer toda última quinta-feira do mês, às 18h30, com duração de 1h30 minutos.

Soberania Alimentar e Combate à Fome
dia 26 de agosto – 18h30

Marcio Pochmann – Presidente do Instituto Lula e professor titular na Unicamp. Economista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com  doutorado em Ciência Econômica pela Unicamp, tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Social e do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: emprego, educação, relações de trabalho, sindicalismo e políticas públicas sociais e de mercado de trabalho.

Tereza Campello – Professora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Saúde na Escola de Governo da Fiocruz, pesquisadora associada à Universidade de Nottingham e consultora internacional em desenvolvimento e proteção social. É doutora em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz/Fiocruz e economista pela Universidade Federal de Uberlândia. Foi ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, entre 2011 e 2016, tendo coordenado o Plano Brasil Sem Miséria, que retirou 22 milhões de pessoas da pobreza extrema. Também coordenou o Programa Bolsa Família, a Política Nacional de Assistência Social, a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, e o Programa de Cisternas, que entregou 1,2 milhão de cisternas no semiárido brasileiro.

João Pedro Stédile – Economista, graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, e pós-graduado pela Universidade Nacional Autônoma do México. Marxista por formação, Stédile é um dos maiores defensores da reforma agrária no Brasil, fundador e membro da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). É autor de diversos livros sobre a questão agrária e sobre a luta e trajetória do MST. Desde 2020, com campanhas de solidariedade, o MST já doou um milhão de marmitas e 5 mil toneladas de alimentos durante a pandemia do coronavírus.

> Âncoras: jornalista Beth Costa e o cientista político Jorge Folena

Os programas, com 1h30 de duração, serão exibidos nos canais:
do YouTube do Projeto Brasil Popular e Movimento SOS Brasil Soberano
e do Senge RJ no Facebook

Apoio: Frente Brasil Popular/ Fundação Perseu Abramo/Fundação Maurício Grabois /Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST/ Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros – Fisenge