Clemente Ganz Lúcio debate “A Nova Política Sindical e Trabalhista” no Soberania em Debate de 25/04

A entrevista com o coordenador do Fórum das Centrais Sindicais vai ao ar na quinta-feira, a partir das 16h, nos canais do SOS Brasil Soberano e do Senge RJ no YouTube

As centrais sindicais lançaram, em 2022, a Pauta da Classe Trabalhadora 2023/2026, documento no qual apresentaram diretrizes desafiadoras para o desenvolvimento do Brasil. Uma das prioridades é implementar um marco regulatório de proteção social, trabalhista, previdenciária e sindical a todas as formas de ocupação, de emprego e de relações de trabalho regidos por novas tecnologias, com destaque para trabalhadores mediados por plataformas e aplicativos.

Foram considerados destaques para as discussões: valorização da negociação coletiva; capacidade das entidades se articularem com as federações e confederações para produção de acordos trabalhistas de maior amplitude; e previsão de mecanismos que fortaleçam a negociação. Também, em debate, diretrizes como o fortalecimento dos sindicatos, que devem ter regras cada vez mais democráticas em seus respectivos estatutos, segundo as centrais; e um sistema de autorregulação.

Embora o Governo Lula já tenha atendido algumas demandas como a igualdade salarial  entre mulheres e homens para a realização de trabalho igual ou no exercício da mesma função, que virou lei sancionada em março de 2023, e a normatização de Aplicativos como o Uber, ainda são muitas as reivindicações.

Para falar do importante debate sobre a implementação de uma nova política sindical e trabalhista no Brasil, o convidado desta quinta-feira no Soberania em Debate é um expert no assunto: Clemente Ganz Lúcio, coordenador do Fórum das Centrais Sindicais.

A transmissão do evento será feita pelo canal do SOS Brasil Soberano no Youtube: www.youtube.com/sosbrasilsoberano. O programa foi excepcionalmente gravado e não estará aberto a perguntas pelo chat.

Debatedor:

Clemente Ganz Lúcio – Sociólogo e professor universitário. É membro do Cdess (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável) da Presidência da República; membro do Conselho Deliberativo da Oxfam Brasil; consultor e ex-diretor técnico do Dieese. É coordenador do Fórum das Centrais Sindicais.

Entrevistadores:

Beth Costa – Jornalista