O Clube de Engenharia vem a se unir às entidades e associações vinculadas à ciência, tecnologia e inovação do Estado do Rio de Janeiro que protestam contra a exoneração do presidente da FAPERJ (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro), professor Jerson Lima Silva. O presidente Francis Bogossian enviou carta aberta ao governador Cláudio Castro pedido a revogação da medida, tendo em vista o excelente trabalho exercido pelo pesquisador. Apesar de a indicação para o cargo ser uma prerrogativa legítima do chefe do Poder Executivo estadual, o texto apela para o bom senso, diante dos riscos de retrocesso para um setor estratégico para o estado.
Leia abaixo a íntegra da carta:
Exmo. Senhor Governador
Claudio Castro
Prezado Governador,
O Clube de Engenharia, entidade centenária representativa da engenharia brasileira, vem à sua presença pedir a revogação da exoneração do atual presidente da FAPERJ, o professor Jerson Lima Silva. Sabemos do direito que assiste ao Governador de nomear e exonerar cargos da administração pública estadual. Porém, as boas práticas do regime republicano recomendam que o gestor motive e legitime suas decisões.
Tendo em conta ser do interesse de qualquer governante promover uma boa gestão pública, não encontramos razão de substituir um cientista renomado, professor titular da maior universidade pública do País, premiado nacionalmente, cuja administração tem primado pela eficiência por anos na direção do principal órgão de fomento ao desenvolvimento cientifico e tecnológico do Estado, por um ex-candidato a prefeito de um município, sem qualquer experiência em seu currículo para um cargo técnico tão relevante, do segundo estado em produção cientifica do País.
Por isso, Senhor Governador, nos juntamos às diversas manifestações de associações e entidades representativas da área de ciência, tecnologia e inovação, no sentido de solicitar a V. Ex.ª que revogue o ato de exoneração do presidente da FAPERJ, sob pena de causar um retrocesso em um dos segmentos mais promissores para o bem-estar do povo do Rio de Janeiro, o de ensino de qualidade, da pesquisa cientifica e tecnológica e da inovação.
Atenciosamente,
Francis Bogossian
Presidente
Clube de Engenharia
Fonte: Clube de Engenharia