CNE se reúne com a Eletrobras em Brasília

Coletivo Nacional dos Eletricitários discutirá com a empresa a questão do PMSO

Nesta quarta-feira (17), o Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE) irá se reunir com a Eletrobras em Brasília. Os diretores do Senge-RJ Gunter de Moura Angelkorte e Agamenon Oliveira irão participar da reunião.

A questão das renovações das concessões do setor elétrico deve ser discutida. Além disso, também será debatido o PMSO (Pessoal, Material, Serviços e Outros). A sigla foi apresentada pela empresa durante uma das reuniões da negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2012/2013.

Trata-se de um estudo feito pela Eletrobras para analisar como diminuir as taxas de energia elétrica. No entanto, o que foi apresentado é que o gasto com pessoal (o “P” da sigla) representa 22% de todo o gasto da Eletrobras, que é ele que faz as tarifas serem tão altas e que é nesse ponto que a empresa iria diminuir os gastos.

“Como se só os empregados custassem na energia”, critica Maria Virgínia Brandão, diretora do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ).

Comparação com as empresas privadas

No estudo, a Eletrobras comparou as empresas públicas com as empresas privadas e analisou a quantidade de funcionários concursados e terceirizados em cada uma delas. Mas Miguel Sampaio, diretor do Senge-RJ, acredita que essa comparação não é possível.

“A empresa privada visa o lucro e a empresa empresa pública visa promover o desenvolvimento social. As públicas terão menos lucro porque oferecem serviços em lugares que as privadas não vão, como as cidades pequenas”, explica Miguel, “Ali a empresa não vai ter tanto lucro, mas essa é a função da nossa empresa: chegar nesses lugares.”

Engenheiros também se reúnem em Furnas

No mesmo dia, será realizada a Reunião Quadrimestral em Furnas, para avaliar o último Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). No dia 18, os sindicatos se reunirão novamente na empresa para discutir a questão da compensação dos dias de greve.