Colégio de Entidades Nacionais do Confea aprova proposta da Fisenge

Nesta quarta-feira (6/12), o Colégio de Entidades Nacionais (CDEN) do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) aprovou uma proposta que inclui, nos próximos editais de patrocínio, pontuação extra para as entidades nacionais ou regionais que possuam, no mínimo, uma(1) mulher em sua diretoria executiva, tanto para os critérios técnicos da seleção de projetos de eventos, como para os de publicações. A iniciativa partiu da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (FISENGE) que formulou a deliberação durante o 13º Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros, que aconteceu em setembro deste ano.

De acordo com a engenheira civil e vice-presidente da FISENGE, Elaine Santana, é fundamental que o Sistema Confea/Creas/Mútua considere políticas afirmativas de gênero nos editais.  “Um dos itens previstos nos editais é a não discriminação. Portanto, a proposta da Fisenge se alinha aos princípios de equidade de gênero e ainda fortalece entidades comprometidas com o avanço das mulheres nos espaços”, afirmou Elaine.

CONFIRA A ÍNTEGRA DA PROPOSTA:

“Que seja incluída, nos próximos editais de patrocínio do Confea, pontuação extra para as entidades nacionais ou regionais que possuam, no mínimo, uma(1) mulher em sua diretoria executiva, tanto para os critérios técnicos para seleção de projetos de eventos, como para os de publicações”.

“Encaminhar à Comissão de Articulação Institucional do Sistema – CAIS para conhecimento e providências de envio à comissão de patrocínio XXXX com posterior encaminhamento ao Plenário para aprimoramento do documento (minuta do próximo edital de patrocínio para 2024) para os futuros editais de patrocínio, pelos motivos acima expostos”.

Como sugestão, incluir nos próximos editais, quanto à “CLASSIFICAÇÃO”, nos critérios Técnicos para seleção de Projetos de Eventos e Publicações:

ORDEM CRITÉRIOS QUISITO TÉCNICO AVALIAÇÃO DO QUESITO TÉCNICO PONTOS PESO
4 Equidade de Gênero Possuir 3 ou mais mulheres na direção executiva da entidade Atende 3 3
Não atende 0

Fonte: Fisenge