Coletivo Força Motriz declara apoio a Francis Bogossian nas eleições para a presidência do Clube de Engenharia

Parceiro do Senge RJ no Curso André Rebouças, o coletivo divulgou nota em suas redes apoiando o ex-presidente do Clube - e, em breve, candidato à recondução ao cargo - que tem o aprimoramento do ensino da engenharia entre suas pautas permanentes nas entidades onde atua

As eleições para a presidência, diretoria, Conselho Fiscal, Divisões Técnicas e terço do Conselho Diretor do centenário Clube de Engenharia ainda estão sendo preparadas, mas o Coletivo Força Motriz – CFM já declarou apoio ao seu candidato. Formado por estudantes de engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, o Força Motriz publicou nota em suas redes apoiando a eleição do engenheiro e professor Francis Bogossian.

Na nota, o CFM destaca a importância do Clube para a engenharia nacional: “Nossa juventude é associada ao Clube de Engenharia por acreditar no papel histórico essencial que essa instituição representa para o desenvolvimento técnico e social do Brasil. Assim como André Rebouças, acreditamos no potencial transformador da engenharia para construir um país mais justo e próspero”. O próprio André Rebouças, engenheiro negro que foi um dos mais importantes intelectuais na articulação do movimento abolicionista no Brasil, foi o primeiro curador da biblioteca do Clube.

A nota do CFM continua: “estamos comprometidos em contribuir com o debate e com a prática da engenharia popular. Defendemos as fundamentais ações afirmativas para aumentar a equidade na engenharia, incidindo na realidade dos jovens profissionais e no sofrimento das nossas periferias”.

Francis Bogossian foi presidente do Clube de Engenharia entre 2009 e 2015, período no qual incentivou e se envolveu diretamente em iniciativas relacionadas ao aprimoramento do ensino das engenharias no Brasil. As eleições do Clube de Engenharia acontecem em 29 de agosto.

Rodrigo Mariano/Senge RJ | Foto: Coletivo Força Motriz