Começa a movimentação para o ACT do ONS

Trabalhadores dizem que o Plano de Gestão de Cargos e Remuneração está desatualizado

Neste mês de agosto, começou a preparação da pauta para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2012/2013 do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Em boletim, a Intersindical ONS pede para que os trabalhadores fiquem unidos e mobilizados e atentos às datas das assembleias, que serão divulgadas em breve.

Dentre os outros pontos abordados no boletim, está o Plano de Gestão de Cargos e Remuneração (PGCR), plano que rege a estrutura de salários e cargos nas empresas. O PGCR do ONS é considerado pelos trabalhadores desatualizado e um dos pontos de discussão do ACT 2012/2013 é o enquadramento dos salários da empresa aos salários médios do mercado.

Para aumentar o canal de comunicação entre sindicato e as empresas, o diretor do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ), Gunter de Moura Angelkorte fez uma palestra na sede do ONS, no dia 24 de julho. Com o objetivo de dialogar com os trabalhadores e conhecer melhor a empresa, o diretor falou sobre a importância não só dos ACTs, mas também das políticas públicas. “As políticas públicas que podem mudar o mundo do trabalho”,defendeu Gunter.

Além disso, o Senge-RJ também está criando um e-mail especial para os eletricitários do ONS. Quem quiser tirar suas dúvidas sobre a negociação do ACT, é só enviar uma mensagem para [email protected].