Conferência aberta debate energia nuclear

Nesta quinta-feira (14), às 19h30, o Senge-RO promove encontro de especialistas no canal do YouTube da entidade, que dará certificado de participação aos presentes.

O Sindicato dos Engenheiros no Estado de Rondônia (Senge-RO) começa nesta quinta-feira (14), às 19h30 (horário de Brasília), a Conferência/live Energia Nuclear, pelo canal da entidade no YouTube (clique aqui para ativar o sino de alerta que informa o início da transmissão).

O evento tem o objetivo de debater as questões pertinentes à energia nuclear em conjunto com os profissionais do sistema Confea/Crea, estudantes de Engenharia e a sociedade. Ou seja, ajudar a entender melhor o que é energia nuclear, sua importância e estratégia para um país como o Brasil.

Serão emitidos certificados de participação àqueles com mais de 75% de presença, no momento da apresentação.

O debate contará com profissionais renomados do setor, trabalhadores da Eletronuclear, localizada no estado do Rio de Janeiro:

✅  Maria Virginia Martins Brandão — Carioca, formada em Engenharia Elétrica (1975) pela UCP – Universidade Católica de Petrópolis, diretora do Senge RJ e diretora da Mulher na Fisenge. Iniciou sua carreira na Nuclen, hoje Eletronuclear, em agosto de 1977, onde trabalhou até dezembro de 2015, quando se aposentou. Foi à Alemanha como única mulher integrando um grupo de engenheiros no projeto “On The Job Training”, em 1978. De volta ao Brasil, participou do projeto de Angra 2, na área elétrica e no layout de equipamentos elétricos e eletrônicos, e das prateleiras para cabos e suas rotas. Depois, fez acompanhamento da montagem de pré-comissionamento, quando fiscalizou toda a parte de execução da área elétrica, principalmente a instalação de cabos de todas as voltagens, lotada em Angra dos Reis (RJ) por dois anos e meio. Trabalhou também na parte de controle de pedidos de seguros de equipamentos. Retornou ao Rio de Janeiro, em 2000, mas até 2015, continuou indo à usina, atuando em projetos para melhorias e atualizações de Angra 2. Também desenvolveu alguns pequenos projetos para Angra 1, e trabalhou para Angra 3, após a sua retomada.

✅  Edmundo Selvatici — Engenheiro químico, pela Universidade Federal do Paraná (1968); especialização em Engenharia Nuclear pelo Instituto Militar de Engenharia (1969) e doutor em Engenharia Nuclear pela University of Florida (1976). Possui 43 anos de experiência em serviço, inicialmente na Nuclen Engenharia, e posteriormente na Eletronuclear, nas áreas de projeto, engenharia e operação de usinas nucleares. Aposentou-se em maio de 2021, no cargo de superintendente de Coordenação da Operação da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto.

✅  Ildefonso Madruga — Engenheiro eletricista, UCPEL (2007); especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, pela Uniron (2011); especialização em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica no Setor Elétrico Brasileiro, pela Unicamp (2012); especialização em Docência do Ensino Superior, pela Faro (2013); trabalha na Energisa desde 2009, à época Eletrobras Distribuição Rondônia; professor no curso de Engenharia Elétrica da Uniron desde (2020); e presidente do Sindicato dos Engenheiros do Estado de Rondônia, desde (2019).

 

Conferência/live Energia Nuclear – Senge-RO
14/04/2022 (quinta-feira)
⏰ 19h30 (horário de Brasília)
No canal do Senge-RO no YouTube: 🌐 https://www.youtube.com/watch?v=U1AfT8eWUN4

Pular para o conteúdo