Conheça a Politica de Privacidade do Senge RJ

O documento, previsto na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, estabelece como o sindicato coleta, usa, guarda e protege os dados de trabalhadoras e trabalhadores, informados para identificação em assembleias ou em ações coletivas.

O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge RJ) consolidou uma Política de Privacidade, que explicita o compromisso do sindicato com a proteção dos dados pessoais de trabalhadores e trabalhadoras que interajam com seus serviços e atividades.

Prevista na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), a Política de Privacidade é um documento que informa como uma entidade, instituição ou empresa coleta, utiliza, divulga e gerencia os dados das pessoas. Seu objetivo é evitar que as informações das pessoas sejam vendidas, distribuídas ou manipuladas sem o conhecimento delas.

No caso do Senge RJ, por exemplo, para participar, inclusive votar, nas assembleias online, é imprescindível fornecer o CPF para identificação. O mesmo acontece nas reuniões convocadas para tratar de ações coletivas ajuizadas pelo sindicato, que também utiliza os e-mails para enviar informes relacionados ao andamento dos processos ou para convocação das assembleias.

Em todos os casos, o trabalhador ou trabalhadora precisa confirmar que concorda com a Política de Privacidade do Senge, disponível abaixo na íntegra: