Conselho Estadual dos Direitos da Mulher repudia ataque a manifestantes em Paraty

O Cedim RJ quer a punição do policial que deu dois tiros para intimidar as participantes de um protesto que reivindicava a criação de um observatório do feminicídio na cidade.

O Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim RJ) divulgou nota de repúdio à ação violenta de um escrivão de polícia que disparou dois tiros de fuzil para intimidar manifestação de mulheres em Paraty (RJ).

“Nós, conselheiras estaduais de direitos da mulher e integrantes da Comissão Especial de Segurança da Mulher do Estado do Rio de Janeiro nos solidarizamos com as mulheres de Paraty e exigimos a imediata aplicação das medidas cabíveis contra o referido policial”, diz a nota.

As manifestantes organizaram o protesto em frente à delegacia com o objetivo de cobrar do poder público a criação do Observatório do Feminicídio de Paraty, cujo projeto foi aprovado pela Câmara dos Vereadores. O ato também pretendeu denunciar a grande quantidade de tentativas de estupro e  demais formas de violência cometidas contra as mulheres na cidade, exigindo melhor atendimento e políticas públicas que enfrentem o problema.

Foto: reprodução Facebook/in Ponte

Leia abaixo a nota na íntegra.
Governo do Estado do Rio de Naneiro Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos Conselho Estadual dos Direitos da Mulher- CEDIM/RJ

NOTA DE REPÚDIO À VIOLÊNCIA DO ESCRIVÃO DA DELEGACIA DE POLÍCIA DE PARATY/RJ

O CEDIM RJ – Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, com suas 42 conselheiras e sua Comissão Especial de Segurança da Mulher do Estado do Rio de Janeiro, vem a público manifestar sua indignação e repúdio à ação executada pelo Escrivão da 167 DP de Paraty, no dia 10 de maio do corrente ano, que disparou dois tiros de fuzil contra uma manifestação legítima e pacífica das mulheres paratienses em frente à Delegacia, colocando em risco a integridade física e a vida daquelas mulheres presentes no ato. Nós, conselheiras estaduais de direitos da mulher e integrantes da Comissão Especial de Segurança da Mulher do Estado do Rio de Janeiro nos solidarizamos com as mulheres de Paraty e exigimos a imediata aplicação das medidas cabíveis contra o referido policial.

As mulheres que ali estavam organizaram o ato com o objetivo de cobrar do poder público a criação do Observatório do Feminicídio de Paraty, cujo projeto foi aprovado pela Câmara dos Vereadores e o ato, em frente à delegacia, tinha por objetivo denunciar as tantas tentativas de estupro, estupros, as várias formas de violência cometidas contra as mulheres, ocorridas na cidade, e exigir um melhor atendimento a esses casos.

O CEDIM RJ considera grave e inaceitável tal procedimento do Escrivão da 167 DP de Paraty, registrando que o fato demanda ações das diferentes instâncias de Poder e implementação de políticas públicas que garantam os direitos das mulheres.

Rio de Janeiro, 11 de maio de 2021.

CEDIM RJ – Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres
Comissão de Segurança do CEDIM RJ