Contraproposta do ONS prevê redução de benefícios

A proposta deve ser debatida entre os trabalhadores e os sindicatos

A 1ª rodada de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2012/2014 do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) foi realizada nestas segunda (02) e terça-feira (03). A empresa ofereceu reajuste de 5,24% referente ao Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA) de agosto, mas não ofereceu ganho real, ou seja, ganho acima da inflação.

Além disso, o ONS também afirmou que irá retirar do ACT o abono por perda de massa salarial para o próximo ano, que significa a perda do poder de compra por consequência da inflação. Segundo a empresa, essa seria uma exigência da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O ONS propôs a redução da gratificação de férias de 80% para 2/3 do salário. Isso significa, por exemplo, que um trabalhador que receba R$ 1.000,00, receberá de gratificação R$ 667,67. Antes, ele recebia R$ 800,00.

“A empresa está impondo perdas na remuneração anual dos trabalhadores do ONS”, critica o diretor do Senge-RJ, Gunter de Moura Angelkorte.

A empresa também propôs o reajuste do tíquete refeição de R$ 28,50 para R$ 32,00.