O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ) realiza no próximo dia 7 de novembro, às 18h, assembleia para apresentar aos trabalhadores a proposta do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco), que reúne mais de 500 empresas privadas. A assembleia para votar a proposta patronal acontece no auditório do Senge-RJ, na avenida Rio Branco, 277/17º andar, no Centro.
As reuniões de negociações foram conduzidas pela Intersindical, integrada pelo Senge-RJ e pelo Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado do Rio de Janeiro (Sarj), pelo Sindicato dosTrabalhadores em Consultoria de Engenharia e Projetos no Estado do Rio de Janeiro (Sintcon-RJ) e pelo Sindicato dos Profissionais Técnicos Industriais de Nível Médio do Estado do Rio de Janeiro (Sintec-RJ).
A representação patronal aceitou pagar reajuste com base no INPC integral – de 1,69% –, retroativo a maio, data base da categoria; e de 2% para aqueles que recebem piso salarial.
À reivindicação de estabilidade no emprego no último ano de contribuição previdenciária, para o trabalhador que está para se aposentar, as empresas contrapropuseram estabilidadede seis meses. Mas se comprometem a pagar as contribuições restantes, caso o trabalhador seja demitido após este período.
Outras cláusulas da proposta incluem ampliação da licença maternidade em 60 dias, além do previsto em lei; manutenção do valor do tíquete refeição em R$ 30,00 e do auxílio creche, em R$ 500,00.