Cosenza participa da abertura do 40º GPAA

Evento foi realizado no dia 07 de outubro, em Copacabana

O conselheiro fiscal do SENGE-RJ Luiz Cosenza participou, nesta quarta-feira (07) da cerimônia de abertura do 40º Grupo Permanente de Autoajuda na Área de Manutenção Metroferroviária (GPAA). O evento foi realizado em Copacabana, Rio de Janeiro.

Realizado duas vezes por ano, o GPAA tem como objetivo reunir os profissionais de todo o país para discutir problemas e soluções para problemas relacionados à ferrovia o setor metroferroviário. Criado em 1999, o grupo inicialmente reunia apenas os funcionários da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) nos seis estados em que ela estava presente.  Dois anos depois, passou a receber também profissionais de todas as empresas do Brasil que atuam na área de transporte metroferroviário de passageiros.

Para Cosenza, encontros como esse são fundamentais:

“A manutenção sempre foi o ‘patinho feio’ nas empresas. Na visão da maioria dos dirigentes  a manutenção é a área da empresa que mais consome dinheiro, por isso sempre é postergada. Acho muito importante que esse grupo continue se fortalecendo. Participo desde 2003 e aprendi muito”, afirmou ele, que foi presidente da Companhia Estadual de Engenharia de Transporte e Logística (CENTRAL), Diretor Técnico da  Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e Diretor de produção da Companhia Fluminense de Trens Urbanos (Flumitrens) e na CBTU.

“Minha única crítica é em relação às empresas, que deveriam apoiar e incentivar que seus funcionários participassem mais desses eventos. Muitos estão aqui com recursos próprios, não recebem nenhum apoio das empresas”, disse.

Também participaram da cerimônia o presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), Luis Cesario; o vice-cônsul do Canadá, Christin Azarian; o representante do presidente da CBTU, Bernardo Galvão; Ramiro Ramos, Diretor da Central; Afonso Carneiro Filho, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT); Hélio Suevo, diretor da Associação dos Engenheiros Ferroviários (Aenfer); Roberto William, professor da Escola Técnica Silva Freire; e Ana Lúcia Lopes, jornalista da revista Sobre Trilhos.