O Crea-RJ realiza nesta quinta-feira, 23 de novembro, às 15h, a cerimônia de entrega do Prêmio José Chacon de Assis. A premiação foi criada em 2022 para expressar o reconhecimento, em vida, a profissionais que atuaram na Câmara Especializada de Engenharia Elétrica (CEEE) do Conselho e que tenham se destacado por suas posições, ações e projetos na luta pela preservação, defesa e/ou conservação na área da Engenharia Elétrica.
Nesta edição do Prêmio, o homenageado será o engenheiro eletricista José Amaro Barcelos Lima, mestre em segurança do trabalho pela Universidade Federal Fluminense, ex-diretor do SENGE-RJ e ex-engenheiro da Ampla Energia e Serviços (atual Enel), onde atuou por quase 40 anos. O profissional também foi Coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica do Crea-RJ nos exercícios de 2010, 2013 e 2015; e Coordenador-Adjunto da CEEE nos exercícios de 2007 e 2014.
Para o presidente do Crea-RJ, Luiz Antonio Cosenza, é importantíssimo que a premiação tenha entrado para o calendário anual de eventos do Conselho. “A iniciativa permite a identificação de profissionais com valores morais e éticos que contribuíram ou venham a contribuir com a melhoria da qualidade de vida de nossa população; e que serviram, ou poderão servir de exemplo e, assim, nortear as ações dos atuais e futuros Conselheiros do Crea-RJ”, declarou.
A solenidade de entrega do Prêmio José Chacon de Assis ocorrerá de forma presencial, na sede do Crea-RJ (R. Buenos Aires, 40 – Centro/RJ) e será transmitida ao vivo pelo canal do Youtube do Crea-RJ .
Para saber mais acesse o site do Crea-RJ.
Quem foi José Chacon de Assis:
Um dos mais importantes engenheiros eletricistas do Brasil, José Chacon foi presidente do Crea-RJ por três mandatos e Conselheiro Federal do CONFEA. A trajetória política de Chacon teve início no movimento estudantil dos anos 1960. Desde então, ele esteve na luta pela Anistia, pelas Diretas Já e pela Constituição de 88, ajudando também a escrever o capítulo relacionado ao Meio Ambiente da Constituição do estado do Rio de Janeiro. Entre os anos de 1980 e 1990, Chacon atuou no movimento sindical. Eleito diretor do Sindicato dos Engenheiros do Estado do Rio de Janeiro, construiu o chamado “novo sindicalismo” e foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores. Sempre atuou nas discussões do Plano Diretor e da Lei Orgânica da capital fluminense. Na presidência do Crea-RJ, promoveu campanhas contra as privatizações. Era um ambientalista nato, defensor da engenharia brasileira e da soberania nacional. José Chacon de Assis faleceu em 2018, aos 69 anos.
Mais informações:
Assessoria de Imprensa Crea-RJ (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro)
Ex-Libris Comunicação Integrada
Cristina Freitas (21) 99431-0001 – [email protected]
Andreia Constâncio (24) 99857-1818 – [email protected]
Fonte: Crea RJ/Assessoria