Curso Aterramento Elétrico – Módulo II

Aulas serão realizadas nos dias 26, 27, 28/02 e 05, 06, 07/03, das 18h às 21h. Inscreva-se!

Datas:

26, 27, 28/02
05, 06, 07/03

Horário: 18 às 21h

Local: Av. Rio Branco, 277, 17° andar

Objetivo

Realizar a análise de riscos da NBR 5419/02 e projetar SPDA conforme NBR 5419/3.

Público-alvo

Profissionais da área elétrica que desejam se aperfeiçoar e atualizar profissionalmente.

Conhecimentos em Elétrica e aterramento módulo básico.

Sócios: R$ 170,00

Não sócios: R$ 300,00 (Profissionais que pagam regularmente a contribuição sindical, mas não a contribuição mensal de filiado, não são associados do sindicato.)

Pagamento em até 10x no cartão de crédito ou à vista por meio de boleto bancário.

Conteúdo programático

1.      NBR 5419/2

·         Introdução à NBR 5419/2

·         Explanação das grandezas e índices existentes nesta norma;

·         Explanação das tabelas existentes na NBR 5419/2

·         Realização de prática de análise somente de risco pessoal e dos exemplos propostos e das soluções da NBR 5419/2 da residência isolada e do Hospital;

2.      NBR5419/3

Classe do SPDA 1,2,3,4

• Subsistemas de captação

·         Método de Franklin;

·         Gaiola de Faraday

·         Modelo eletrogeométrico ou esfera fictícia

g)      Subsistema de descida;

·         Descida natural;

·         Descida não natural;

·         Continuidade em armaduras de aço;

h)      Subsistema de aterramento

·         Aterramento natural;

·         Aterramento não natural;

3.      Ligação equipotencial

4.      Manutenção, Inspeção, documentação do SPDA

5.      Dispositivos proteção contra surtos

Professor: Leonardo Rocha Domingues da Silva

Graduado em engenharia elétrica pelo CEFET-RJ (2006), pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Católica de Petrópolis em (2013), Mestrando em Desenvolvimento Local com ênfase em Energia Renovável pela UNISUAM, atua como professor pelo CEFET – RJ (EAD), IPETEC/UCP e Associação Brasileira de Prevenção de Acidentes (ABPA). Presta consultoria em diversas empresas na área elétrica e segurança do trabalho.

– As vagas são limitadas.
– A realização da atividade depende de quantidade mínima de matrículas. Em caso de cancelamento, o valor pago pela inscrição será devolvido.