CURSO – CHINA: impactos sobre salários e empregos no Brasil e intercâmbios possíveis

Dias 6 e 7 de abril (quinta e sexta-feira) de 18 às 21h

Dias 6 e 7 de abril (quinta e sexta-feira) de 18 às 21h

Local: Av. Rio Branco, 277, 17° andar – Auditório

Inscrições: 20 de fevereiro a 1 de abril

Para se inscrever clique aqui!

Sócios: R$ 100,00

Não sócios: R$ 200,00 (Profissionais que pagam regularmente a Contribuição Sindical, mas não a contribuição mensal de filiado, não são associados do sindicato.)

Pagamento em até 10x no cartão de crédito ou à vista por meio de boleto bancário.

Descrição

A China já é a maior economia do mundo, pela Paridade do Poder de Compra, e ultrapassará os Estados Unidos (pela paridade cambial) antes de 2030. Nos próximos anos, a China deverá alcançar 20% departicipação mundial nas áreas estratégicas para o desenvolvimento: alimentos, energia, indústria, construção civil, transporte ferroviário e marítimo, infraestrutura. No turismo, o país será o maior emissor e receptor do mundo até 2020.

Desde que decidiu alterar sua estratégia de crescimento para o mercado interno, a China tem comprado mais, devendo tornar-se em breve o maior importador mundial. Suas demandas alimentares e de todo tipo de produtos e serviços tem aumentado de maneira consistente nos últimos anos.

Com crescimento anual do seu PIB próximo a 7%, a China é o mercado consumidor mais importante para o Brasil. Nosso maior parceiro comercial desde 2009, apesar disso a China compra do Brasil menos de 2% do que compra do mundo, o que revela existir muito espaço para aumentarmos o comércio com o país.

Compreender as características diferenciadas e as tendências do imenso mercado consumidor chinês passou a ser uma necessidade vital no Brasil para empresários, dirigentes sindicais, governos, professores universitários e profissionais liberais. O curso intensivo sobre a China, que será oferecido pelo Senge-RJ dias 6 e 7 de abril, proporciona justamente essas informações sobre o país, apresentando visão panorâmica dos seus aspectos gerais, e de maneira detalhada nas questões de interesse específico.

Profissionais e estudantes de engenharia e áreas afins e lideranças sindicais.

Professor

Vladimir Milton Pomar

Profissional de marketing, geógrafo, professor e técnico agropecuário. Mestrando em Estado, Governo e Políticas Públicas, pela Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (Flacso). Atua no Brasil e na China em nível nacional desde 1997, em relações institucionais, atração de investimentos, marketing e planejamento, através de cursos, consultorias e assessorias, tendo prestado serviços para empresas e entidades empresariais em diversos estados brasileiros.

Começou a estudar a China em 1984, quando integrou a Associação de Amizade Brasil China (São Paulo), e a trabalhar com o país a partir de 1997 quando esteve lá pela primeira vez. Escreve a respeito da China no blog e revista “Amanhã”, de Porto Alegre, desde 2007, e em outras publicações e sites. Editou a revista “Negócios com a China”, em 2005, e a revista em chinês “Negócios com o Brasil” (2008/2013). Contribuiu na atualização do livro “O Enigma Chinês”, de Wladimir Pomar, reedição de 2016.

Passou mais de dois anos na China, tendo visitado 49 grandes cidades. Em 2014, recebeu o título de Assessor de Investimentos da província de Liaoning e, em 2013, o de Embaixador da Amizade Shandong-Brasil, do governo dessa província chinesa.

Desde 2004, ministrou mais de 80 palestras sobre a China em federações empresariais, entidades de criadores, associações comerciais e industriais, SEBRAE, governos e universidades, em 22 estados.

Observações importantes

– As vagas são limitadas.
– O participante receberá um certificado ao final da atividade.
– A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
– Bolsas de Estudos e descontos: uma vez que as atividades oferecidas pelo Senge-RJ são autofinanciadas, não é possível conceder bolsas de estudo ou descontos, a não ser os já oferecidos para associados e estudantes.