O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (SENGE-RJ) promoveu no dia 28 de abril o debate Ocupação dos Espaços de Poder pela Mulher. O evento foi realizado para resgatar o Dia Nacional da Mulher, comemorado em 30 de abril.
Participaram do a Assessora Especial de Políticas para as Mulheres (SPM-Rio), Joselice Cerqueira e a militante feminista Sonia Latgé. A Deputada Federal do Rio de Janeiro (PCdoB), Jandira Feghali, não pode participar por motivos pessoais. A diretora do SENGE-RJ, Maria Virgina, foi a mediadora.
A abertura do evento foi realizada pelo diretor do SENGE-RJ, Agamenon Oliveira. Ele apresentou a história de Hipácia, a primeira mulher cientista da história.
Joselice Cerqueira destacou que a mulher sempre foi desestimulada a participara da política. “Essa cultura é milenar. Foram anos que nos impediram de ir a escola”.
Sonia Latgé ressaltou que historicamente o saber sempre foi negado a mulher. “A mulher que não foi alfabetizada, que vive sobre o mando do marido, não fala. Se não fala, ela não ensina a filha a falar”.
Durante o debate, os participantes destacaram a importância da formação para que mulher possa disputar efetivamente os espaços de poder.