Debate: participação da mulher na área técnica

A técnica do Dieese Jéssica Naime participará do encontro, que acontece nesta quinta

Será realizado nesta quinta-feira (29), às 9h, o 19º Encontro Nacional Mulher, Ciência e Tecnologia. O evento debaterá a participação das mulheres na produção da ciência e da tecnologia.

Jéssica Naime, técnica do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Diesse) na subseção do Senge-RJ, será uma das palestrantes da mesa “Mulher, Ciência e tecnologia: Mercado de Trabalho e Formas de Inserção”. Segundo ela, serão discutidas ações concretas para aumentar o número de mulheres em locais de trabalho predominantemente masculinos.

“Em diversos postos de trabalho, é necessário ficar 15 dias embarcado, o que é difícil para quem é mãe, ou morar em lugares distantes, sem banheiro, por exemplo. Muitos empregadores acabam selecionando homens para o cargo por ser mais fácil”, explica Jéssica.

Os interessados em participar do encontro devem enviar um e-mail para [email protected]. As inscrições são gratuitas. O cadastramento será realizado no dia, às 8h30, meia hora antes da abertura.

O evento, organizado pela Petrobras e pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), será realizado no Salão Velazques do Hotel Windsor Guanabara, na Avenida Presidente Vargas, 392, Centro.

Programação Completa

9h às 9h45 – Abertura

10h às 12h30 – Painel 1: Mulher Ciência e Tecnologia: O perfil de formação e pesquisa no Brasil

Tratará de analisar a participação feminina nos cursos de graduação, formação técnica e pesquisa – etapa essencial de formação profissional para inserção no mercado formal de trabalho das áreas de ciência, tecnologia e inovação.

Mediadora: Helena Nader, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)

Palestrantes:

• Ricardo Vieira Alves de Castro, reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

• Lourdes Bandeira, secretária executiva da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República

• Betina Stefanello Lima, analista em Ciência e Tecnologia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq/Ministério de Ciência e Tecnologia

12h30 às 13h30 – Almoço

13h30 às 17h – Painel 2: Mulher, Ciência e tecnologia: Mercado de Trabalho e Formas de Inserção

Tratará de analisar a inserção no mercado de trabalho das áreas de ciência, tecnologia, com três abordagens: panorama e dinâmica de inserção das mulheres no mercado de trabalho das áreas de ciência, tecnologia e inovação; cases do setor de petróleo e gás; e apostes para uma “agenda de futuro”, tais como a participação das mulheres nas estratégias de desenvolvimento do país, cenário de crescimento econômico e ampliação das oportunidades de trabalho e formação.

Mediadora: Viviana Canhão, gerente geral de P&D de Gás, Energia e Desenvolvimento Sustentável do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Petrobrás (Cenpes)

Debatedora: Clarissa da Cunha, vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE)

Palestrantes:

• Jéssica Naime, técnica do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), Rio de Janeiro.

• Elen de Alencar, gerente de Geologia, Interpretação e Inversão para América Latina da Schlumberger