Debates analisam geopolítica da América Latina em 2022

O ciclo acontece nos dias 4 e 12 de abril, online, numa realização do GIS/UFRJ, do Instituto Tricontinental de Pesquisa Social, do MST, do Senge RJ, e de outras entidades. Inscreva-se!

O Núcleo de Pesquisa sobre Geopolítica, Integração Regional e Sistema Mundial – GIS/UFRJ, o Instituto Tricontinental de Pesquisa Social, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o Sindicato de Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge RJ), e outras organizações acadêmicas, populares e sindicais, apresentam a continuidade do “Ciclo de Seminários de Análise da Conjuntura Mundial”, que busca analisar o panorama político na América Latina e no Brasil no ano de 2022.

Serão duas atividades on line, nos dias 4 e 12 de abril, das 16h às 18h, através da plataforma Zoom (para os inscritos), e com transmissão simultânea no canal de YouTube do Instituto Tricontinental. Participam pesquisadores e ativistas políticos do Brasil, da Argentina e do Chile.

Serão emitidos certificados de participação pela UFRJ e pelo Instituto Tricontinental de Pesquisa Social para os inscritos que acompanharem a atividade pelo Zoom.

Conteúdo
Em meio a tensões internacionais ocasionadas pela pandemia de Covid-19, pela ascensão de grupos de extrema direita e pela atual crise econômica, a América Latina passa por relevantes processos políticos e eleitorais que serão fundamentais tanto para definir a postura dos países da região ao lidar com as conjunturas interna e externa, quanto para posicionar sua atuação na geopolítica mundial.

Tendo em vista um cenário de reconfiguração de classes no contexto de crescentes perdas de direitos trabalhistas, somado a uma disputa entre projetos políticos neo-conservadores e neo-progressistas, é imprescindível analisar com atenção o panorama mundial e regional. Essas reflexões são subsídios para que formuladores de políticas públicas, a academia e as organizações populares e sindicais possam acompanhar criticamente a dinâmica dos fenômenos globais para construir projetos de desenvolvimento soberanos.

Confira o programa completo: 

PANORAMA POLÍTICO NA AMÉRICA LATINA 2022

  • Segunda-feira, 4 de abril de 2022 | 16h (horário de Brasília)

🔹 Orlando Caputo (Universidade do Chile – Chile)
🔹 Breno Bringel (IESP, Brasil)
🔹 Sol de La Torre (vereadora, Frente Pátria Grande – Argentina)
Coordenação: Monica Bruckmann (UFRJ e coordenadora do GIS – Brasil)

  • Terça-feira, 12 de abril de 2022 | 16h (horário de Brasília)

🔹 Marina dos Santos (MST, Brasil)
🔹 Márcio Pochmann (UNICAMP, Brasil)
Coordenação: Ary Miranda (Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz, Brasil)

➡ Faça sua inscrição clicando aqui: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdISRuTCsuYIYFsHks94QfezVvHl3UXasp2eXGb1EQ-K3fkpQ/viewform

Instituções organizadoras

– Núcleo de Pesquisa sobre Geopolítica, Sistema Mundial e Integração Regional – GIS/UFRJ
– Instituto Tricontinental de Pesquisa Social
– Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro – SENGE RJ
– Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)
– Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA)
– Jornal Brasil de Fato
– Instituto dos Advogados Brasileiros – IAB Nacional
– Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Ásia, África e as Relações Sul-Sul – NIEAAS/UFRJ
– Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO)

Pular para o conteúdo