Em defesa dos profissionais da agronomia! A Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (FISENGE) manifesta seu posicionamento contrário à resolução nº 715/2024 do Conselho Federal de Biologia (CFBio) que normatiza a atuação dos biólogos em biossistemas. Tal decisão conflita diretamente com as atribuições exclusivas dos engenheiros agrônomos, previstas no decreto nº 23.196, de 1933.
O exercício das atividades relacionadas à agricultura e à produção agropecuária exige conhecimentos técnicos especializados, alcançados em uma formação sólida, abrangente e regulamentada. A possibilidade de outros profissionais – sem a formação específica em sistemas de produção e cadeias produtivas de origem agropecuária – de realizarem tais atividades apresenta riscos à saúde e à segurança alimentar e nutricional da população. Além disso, compreendemos que há um conflito ético no que tange a responsabilidade técnica.
Desta forma, a FISENGE entrará com ação judicial para barrar essa medida e conclama os(as) engenheiros(as) agrônomos(as) a participarem desta luta.
DIGA NÃO à Resolução 715/2024!
Em defesa dos profissionais da agronomia!
Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros
Fonte: Fisenge