Diretor do Senge abre congresso internacional

A pesquisa de Agamenon analisa como o conceito de trabalho mudou ao longo do tempo

O diretor do Sindicato dos Engenheiros (Senge-RJ) Agamenon Oliveira participou da abertura do XXXII Congresso Internacional da Sociedade Italiana da História da Física e da Astronomia. A apresentação foi realizada no dia 27 de setembro, em Roma.

“Tive a honra de abrir a conferência e ser seguido por outros palestrantes convidados de renome internacional”, conta o pesquisador. A palestra do diretor do Senge-RJ foi considerada, pelos organizadores, como “de alta relevância”. O engenheiro foi o único brasileiro presente na conferência.

Agamenon palestrou sobre o papel do conceito físico de trabalho no desenvolvimento da mecânica aplicada. Segundo o pesquisador, o tema trata “da história da ciência com grande proximidade com as questões de ensino de engenharia”.

“Inicialmente, havia apenas o conceito físico, que é mais acadêmico. No entanto, no decorrer do desenvolvimento da humanidade, esse conceito passou a ser utilizado para analisar a eficiência dos equipamentos e ganhou importância econômica” explica.

“Ter o trabalho reconhecido sempre traz satisfação”, comemora Agamenon.

Pular para o conteúdo