Diretor do Senge-RJ participa dos 30 anos da AEEL

Agamenon Oliveira mediou debate na sede da Associação dos Empregados da Eletrobras

O diretor do Senge-RJ Agamenon Oliveira foi mediador de um debate promovido para comemorar os 30 anos da Associação dos Empregados da Eletrobras (AEEL). Participaram da mesa o físico especializado em engenharia nuclear Luiz Pinguelli Rosa e o presidente da Federação Nacional dos Urbanitários (FNU), Franklin Moreira.

O Senge-RJ foi convidado a participar do evento por ter participado da fundação da Associação.

“OSindicato teve um papel fundamental na criação da AEEL, bem como de outras associações de empregados, como da Light e do Cepel”, conta Agamenon. “Foi nessa época, na década de 80, que começou a ser criada a negociação coletiva, que não existia antes”.

O tema da mesa foi o futuro do setor elétrico, após as mudanças promovidas pela Medida Provisória (MP) 579 e a Lei 12.783/12.

Pinguelli afirmou que o futuro do setor é incerto. Segundo ele, vai depender do papel que o governo reservar para as empresas do grupo Eletrobras. Além disso, ele e Franklin frisaram que o momento é incerto, com redução de investimentos e pessimismo entre os eletricitários.

Palestra na UFRJ

O diretor do Senge-RJ também participará, nesta terça-feira (30), de uma aula na Universidade Federal do Rio de Janeiro. O tema será a importância de matérias de ciências humanas na grande curricular de engenharia.

“A técnica é importante, mas também é necessário criar um pensamento crítico”, afirmou Agamenon, que é professor do Departamento de Estrutura da universidade.

A palestra será realizada às 17h, no auditório do Bloco A do Centro de Tecnologia da UFRJ, na Ilha do Fundão.