Produzido pelo instituto FAVELARTE, o segundo episódio do documentário “Mobilidade Urbana e Direito à Cidade – O Tempo” mostra os problemas que os cariocas que moram mais distantes da região central da cidade sofrem para se deslocar de suas casas até o trabalho.
Os integrantes do Fórum de Mobilidade Urbana, Luiz Antônio Cosenza e Alcebíades Fonseca falaram sobre o problema que atinge milhares de pessoas todos os dias para a locomoção nos transportes públicos.
Alcebíades ressalta que hoje em dia o carioca que mora mais distante do grande centro chega a gastar quatro horas só no transporte:
– Às vezes o morador de rua é o trabalhador que mora distante e não tem tempo hábil para chegar em casa e nem recursos financeiros para o transporte. Avalia
Cosenza relembra que muitas pessoas dormiam na escadaria da Central do Brasil por causa da falta de mais opções de transporte.
– Daqui a um tempo as pessoas irão gastar o mesmo tempo de trabalho no transporte.
Para ilustrar a realidade da Mobilidade Urbana atualmente, o filme mostra a dificuldade da asssitente social Merlin, moradora de Santa Cruz da Serra, bairro localizado em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense:
– Ficamos aqui esperando o ônibus cerca de 40 minutos, uma hora, 20 minutos. A viagem até o ponto final dura cerca de uma hora e meia.
Veja o documentário completo: