A inscrição é efetivada após a realização do pagamento e a baixa em nosso sistema.
Se o pagamento for por cartão de crédito, a confirmação é imediata. Se for por boleto bancário, pode levar em média 1 (um) dia útil.
As orientações sobre a liberação do acesso à plataforma serão enviadas por e-mail após a confirmação e o fechamento das inscrições, o que ocorre na semana anterior ao início do curso.
Nossos cursos são realizados totalmente a distância, a partir de um ambiente virtual de aprendizagem desenvolvido pelo próprio Senge RJ. Nesta plataforma o aluno terá um nome de usuário e senha para acessar o material didático e as aulas on-line. As aulas poderão ser de dois tipos:
100% ao vivo: este formato prioriza a troca de experiências e a interação entre professores e alunos no ambiente virtual durante a transmissão.
Transmitidas ao vivo e disponibilizadas por 30 dias: neste formato o aluno poderá interagir com o professor durante a aula e rever o conteúdo quantas vezes quiser por 30 dias a partir do término do curso.
Entendemos que o conhecimento se constrói na interação entre os professores e os participantes. Sendo assim, a metodologia de aprendizagem é baseada na troca de informações durante a aula, quando o aluno poderá tirar dúvidas e debater usando o chat.
A interação também poderá ser feita de forma assíncrona, enviando perguntas aos professores a qualquer momento pela plataforma, no campo “Fale com o professor”. O professor receberá uma notificação e responderá durante o período de realização do curso.
Cada professor seleciona o material de acordo com os objetivos do curso ou de seu módulo especificamente. Além de slides, podem ser disponibilizados textos, vídeos de referência e exercícios, conforme o caso.
O Senge RJ fornece certificado que comprova que o aluno participou do curso e o concluiu. Os certificados possuem código de validação e podem ser gerados pelo próprio aluno, após a conclusão da atividade.
Os cursos de curta e média duração, definidos como cursos livres, são amplamente reconhecidos pelo mercado de trabalho como complementos importantes no aperfeiçoamento e no currículo profissional, porém não existe nenhuma legislação que se refira especificamente a esta modalidade de ensino. Esta é citada no Artigo 42 da Lei 9394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), no Capítulo III, referente à Educação profissional e mencionada no Decreto nº. 5.154/04 e a Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97), mas sua realização não depende de reconhecimento por parte dos órgãos reguladores da educação.
A entidade se reserva o direito de cancelar ou adiar a atividade, caso não haja o mínimo de inscritos necessário à sua realização. Se isso ocorrer, o profissional será informado por e-mail e o valor da inscrição será devolvido por transferência bancária (caso de pagamento por boleto) e por estorno em caso de pagamento por cartão de crédito.
O Art. 49 do Código de Defesa do Consumidor garante o direito de desistência da compra de produto ou serviço, no prazo de 7 dias a contar de sua contratação. Se o consumidor decidir exercitar esse direito, os valores eventualmente pagos durante o prazo estabelecido serão devolvidos integralmente.
Se o aluno solicitar o cancelamento no período de 7 dias a contar da data da inscrição, mesmo com o curso iniciado, ele poderá solicitar o cancelamento e o reembolso do valor investido.
Se a solicitação de cancelamento ocorrer após o período de 7 dias, não será possível cancelar a inscrição.
Mas se o curso (em qualquer dos formatos oferecidos) ainda não tiver iniciado e o aluno não puder participar, poderá solicitar a conversão da taxa de inscrição em créditos para a realização de outra atividade. Esta solicitação deverá ser feita até o último dia útil antes do início do curso e os créditos ficarão válidos por um ano a partir da data do pedido de cancelamento.
O aluno que desejar solicitar o cancelamento da inscrição deverá fazê-lo por escrito para: [email protected].