Eleições para o Conselho Tutelar: por que, como, onde e em quem votar no domingo (01/10)?

Saiba como encontrar seu local de votação e conheça as candidaturas do campo progressista, que vem perdendo espaço para o fundamentalismo religioso em disputa ideológica nos âmbitos da juventude e direitos humanos.

Acontece no próximo domingo, 01/10, um dos processos eleitorais mais importantes para a construção de um Brasil mais justo e compromissado com os Direitos Humanos. A eleição de conselheiras e conselheiros tutelares definirá quem serão os responsáveis, pelos próximos quatro anos, pelo cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Nos últimos anos, os conselhos têm registrado um aumento considerável de pautas conservadoras, inclusive ligadas a igrejas neopentecostais e fundamentalistas. Conselheiras e conselheiros que atuam com base na Bíblia e não na lei, na Constituição Federal e no ECA vêm ganhando cada vez mais espaço, fazendo explodir os casos de racismo religioso, xenofobia e violações de direitos. Esses grupos são muito organizados e avançam sem resistência no objetivo de impor à sociedade uma visão única e conservadora de família.

Como e onde votar

Para votar no próximo domingo, você precisará identificar onde estará a sua urna e em qual candidato depositará a sua confiança. Veja como:

Passo 01 – Reúna seus dados

As informações que você precisa para encontrar a sua urna estão no seu Título de Eleitor. Além dele, você precisará levar um documento original com foto.

No seu título de eleitor estão as informações da sua ZONA e SEÇÃO eleitorais. Se estiver com o documento, avance para o Passo 2: Encontre a sua urna.

ATENÇÃO: Caso você não esteja com seu Título de Eleitor à mão – lembre-se: você precisa dele para votar no domingo! – pode acessar os dados da sua zona e seção no site do Tribunal Superior Eleitoral no endereço https://www.tse.jus.br/servicos-eleitorais/titulo-e-local-de-votacao/titulo-e-local-de-votacao.

Passo 02 – Encontre a sua urna

Com os números da sua zona e seção, acesse o site http://eleicaoctca.pcrj.rio. O site apontará onde você deverá ir no domingo para votar! Use o mapa em “Como chegar” se tiver dúvidas.

Caso você já tenha uma candidata ou candidato, compareça no domingo, das 8h às 18h, com seu título de eleitor e documento oficial e original com foto.

O seu local de votação será uma escola municipal ou um CIEPS dentro da sua região (no seu bairro ou em bairros adjacentes). Se você mora na Tijuca, por exemplo, votará para o CT Vila Isabel, que abrange toda a Grande Tijuca. Já o CT Zona Sul abrange Glória, Catete, Flamengo, Botafogo, Copacabana, Laranjeiras etc.

Confira qual o Conselho Tutelar da sua área na área no link http://www.cmdcario.com.br/enderecos.php.

Passo 03: Escolha sua/seu candidata/candidato

É normal que você ainda não tenha uma/um candidata/o. O campo progressista ainda luta para se organizar neste que é um espaço fundamental para a nossa visão de país e de mundo. Por isso, o movimento A Eleição do Ano criou uma plataforma que apresenta as candidaturas do nosso campo, comprometidas com o Estatuto da Criança e do Adolescente. Na plataforma você conhecerá os candidatos da sua área e poderá escolher o seu.

Acesse o site http://aeleicaodoano.org.

Clique em “Sou Eleitor” e preencha seus dados.

ATENÇÃO: No último campo, “Local de votação”, você deverá colocar qual a região do seu Conselho Tutelar. Confira essa informação no link http://www.cmdcario.com.br/enderecos.php como orientado no Passo 02.

Após clicar em “Quero descobrir” você verá os nomes, números de urna e apresentações das candidaturas que assumiram um compromisso com os Direitos Humanos e com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Escolhida/o a/o candidata ou candidato, é só se dirigir até o local no próximo domingo (01/10), entre 8h e 17h, com a certeza de que está fazendo a sua parte para garantir que crianças e adolescentes sejam realmente seguros pelos próximos quatro anos!

 


 

Texto: Rodrigo Mariano / Senge RJ
Foto: Reprodução
Com informações da Fórum, CUT, STF e movimento A Eleição do Ano

Pular para o conteúdo