Eletricitários do Rio rejeitam proposta do TST

Trabalhadores se reuniram em assembleia na manhã desta terça-feira (30)

Os trabalhadores do setor elétrico do Rio de Janeiro rejeitaram a proposta do Tribunal Superior do Trabalho (TST) para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2013/2014. Os eletricitários não aceitaram a cláusula que determinava que o Acordo teria validade de dois anos.

Os trabalhadores afirmaram que um ACT válido por dois anos poderia ser prejudicial, tendo em vista quem uma nova negociação em 2014 poderia trazer benefícios para a categoria.

Além disso, os trabalhadores decidiram voltar a trabalhar a partir desta quarta-feira (31), conforme ata do TST. A assembleia foi realizada nesta terça-feira (30).

O TST propôs reajuste de salários e benefícios a partir do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em maio de 2013 e maio de 2014. Com relação ao ganho real, o TST propôs 1% em maio de 2013 e janeiro de 2014. Já em setembro de 2014, o ganho real seria de 0,5%.

Uma nova audiência de conciliação está marcada para esta quinta-feira (01), às 15h, em Brasília. Os eletricitários do Rio de Janeiro se reúnem em assembleia na sexta-feira (02), às 10h, na sede da Eletrobras. A empresa fica na Avenida Presidente Vargas, 409, Centro, Rio de Janeiro.

Outras propostas do TST:

• tíquete-refeição de R$ 30,00 em maio de 2013;

• abono de 4 talões, totalizando R$ 3.000,00, em maio de 2013;

• abono de 4 talões, totalizando R$ 3.000,00 em maio de 2014;

• periculosidade: para a próxima audiência, os sindicatos devem redigir uma nova cláusula, determinando o pagamento a partir de toda a remuneração;

• Adicional por Tempo de Serviço (ATS) – sem congelamento e sem restrição aos novos empregados;

• dias parados durante a greve em 2013 seria divido entre abono através do banco de horas e dias úteis compensados;

• em relação aos dias parados durante a greve em 2012: caso o trabalhador tenha compensado mais de 50% das horas, elas irão para o banco de horas. A greve de 2012 durou 12 dias, ou seja, foram 96 horas no total. Se o trabalhador compensou mas de 50% das horas (48h), as excedentes irão para o banco de horas.

Confira o resultado das assembleias pelo Brasil

EMPRESAS ADESÃO
ELETRONORTE Aprovou