Eletricitários estão em greve desde segunda-feira

A marcha está marcada para a próxima quinta-feira (18), na porta da Eletrobras
Foto: Alexandre Teixeira

Em greve desde a última segunda-feira (15), os trabalhadores do grupo Eletrobras no Rio de Janeiro marcaram uma marcha para a próxima quinta-feira (18). A concentração está marcada para as 9h, na porta da empresa. Em todo o Brasil, cerca de 90% dos 28.000 eletricitários aderiram à greve.

Durante todo o período da greve, os trabalhadores estarão reunidos na porta da Eletrobras para protestar. Vale lembrar que a paralisação ocorre por tempo indeterminado.

Os trabalhadores pedem a reposição de 6,88%, mais 4,3% relativo ao crescimento do consumo de energia residencial nos últimos meses, medido pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). A empresa propõe um reajuste salarial de 6,5%, referente à reposição da inflação dos últimos 12 meses, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Além disso, a Eletrobras também quer o congelamento do Adicional por Tempo de Serviço (ATS) e a alteração no cálculo da periculosidade.

Os trabalhadores criticam a posição da empresa e afirmam que a Eletrobras está penalizando os eletricitários pelas perdas financeiras, relativas à Medida Provisória (MP) 579. Com a renovação das concessões, a empresa perdeu cerca de R$ 9 bi em receita anual.

Na última segunda-feira, a Federação Nacional dos Urbanitários (FNU) divulgou um boletim sobre a greve. Para ler, clique aqui.