Eletricitários fazem ato pela reestatização da Eletrobras, no centro do Rio

A manifestação reuniu cerca de 400 participantes, entre parlamentares, dirigentes sindicais e representantes de movimentos sociais. Também houve protestos contra as demissões dos trabalhadores do Cepel e os ataques às fundações.

O ato convocado pelo Coletivo Nacional dos Eletricitários reuniu cerca de 400 participantes nesta segunda-feira (6), em frente à sede da Eletrobras, no Centro do Rio de Janeiro. Eletricitários, dirigentes sindicais, ativistas e representantes de movimentos sociais manifestaram apoio público à Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) que pede no Supremo Tribunal Federal (STF) a retomada do poder de voto na Eletrobras, que detém 43% das ações, mas apenas 10% dos votos na assembleias decisórias da empresa. A ADI foi impetrada pela AGU (Advocacia Geral da União), e assinada também pelo presidente Lula.

A pauta da manifestação também incluiu a defesa da reestatização da Eletrobras e Fundações do Sistema Eletrobras, contra as demissões dos trabalhadores e contra o desmonte do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel), vinculado à holding.

Clique para baixar o boletim do CNET:

Foto: reprodução/Portal da CUT Nacional