Eletricitários fazem novo ato nesta terça-feira

Concentração será às 10h em frente à sede da Eletrobras, na Avenida Presidente Vargas

Os eletricitários do Rio de Janeiro marcaram um novo ato para esta terça-feira (06), às 10h. Os trabalhadores se reunirão na porta da Eletrobras. A empresa fica na Avenida Presidente Vargas, 409, Centro.

Em assembleia realizada na última sexta-feira (02), os eletricitários decidiram entrar em greve novamente a partir desta segunda-feira (05). A paralisação será por tempo indeterminado. A greve, que começou no dia 15 de julho, havia sido suspensa a pedido do presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), o ministro Carlos Alberto Reis de Paula, que está mediando a negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do setor elétrico.

Na última quinta-feira (01), foi realizada a segunda audiência de conciliação entre os sindicatos e a Eletrobras. O presidente do TST apresentou uma proposta que, na opinião dos trabalhadores, era positiva. No entanto, a Eletrobras não aceitou e se retirou da negociação.

A proposta previa aumento salarial de 1% sobre a inflação, retroativo a maio deste ano, outro reajuste no mesmo percentual em janeiro de 2014 e, em setembro de 2014, 0,5%, cumulativos, garantida a correção da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), além da validade do acordo por dois anos.

“Suspendemos a greve para atender a posição de conciliação do TST, mas diante do desacordo, a greve continua. Desde os anos 1990, o sistema Eletrobras atua de acordo com a política de mercado, e não pelo custo”, declarou o diretor do Sindicato dos Engenheiros do Rio de Janeiro (Senge-RJ), Miguel Sampaio.