Eletrobras confirma investimento de R$ 13 bilhões

Planos para cortar 30% das despesas da companhia estão em discussão com o MME

O orçamento do grupo Eletrobras em 2013 deverá atingir R$ 13 bilhões, montante um pouco superior aos R$ 12 bilhões do ano passado, segundo o presidente da companhia, José da Costa Carvalho Neto. Ele disse que em 2012 foram executados cerca de R$ 10 bilhões e nesse ano deverão ser investidos entre R$ 10 bilhões e R$ 11 bilhões. “Ao contrário do que muita gente esperava, o orçamento desse ano será um pouco maior e essa deverá ser a quantia que vamos executar também nos próximos anos. Não dá para executar tudo, porque algumas obras atrasam por problemas ambientais ou pode ter atraso no fornecimento de algum equipamento”, contou o executivo à Agência CanalEnergia. O caixa da Eletrobras foi um dos mais afetados com a Medida Provisória 579, atual Lei 12.783/2013, que prorrogou as concessões estipulando tarifas muito menores que as praticadas.

Para manter esse nível de investimento, a Eletrobras terá que se reestruturar e prevê um corte de 30% nas despesas. Segundo Carvalho Neto, o plano de reestruturação está em discussão com o Ministério de Minas e Energia. “O MME pede novos dados, novas informações, mas [o plano] está em andamento”, disse. O executivo destacou que a base do plano é fazer com que a empresa reduza os custos para poder continuar crescendo, mantendo os investimentos e o market share que possui no setor elétrico. “Vamos continuar participando dos empreendimentos estruturantes, seja de geração, seja de transmissão, nas interligações internacionais, prestando os serviços que o Brasil necessita”, afirmou.

De acordo com o presidente da Eletrobras, a empresa também terá uma preocupação grande com a manutenção e melhoria da qualidade do suprimento no sistema existente. O plano, ainda segundo Carvalho Neto, prevê uma integração e sinergia entre as empresas do grupo, com compartilhamento de recursos, com um sistema de governança e de gestão mais apropriado e uma estruturação financeira mais adequada. Carvalho Neto participou da comemoração pelos 56 anos de Furnas.

Fonte: Canal Energia