EMATER não negocia e sindicatos vão a dissídio

Última audiência ocorreu no dia 22, na Delegacia Regional do Trabalho (DRT) de Niterói

Nova mesa de negociação referente ao Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2015/2016 da Emater-Rio, aconteceu ontem (22), às 14h, na Delegacia Regional do Trabalho (DRT) de Niterói. Na reunião anterior, realizada no dia 6 de agosto, a Emater-Rio pediu para adiar a negociação da pauta dos trabalhadores para outra audiência, no dia 22 de setembro, alegando que dependeria de decisão da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG) em relação a disponibilidade orçamentária.

Na audiência do dia 22, a empresa informou que não obteve resposta positiva da SEPLAG em relação à negociação, razão pela qual os Sindicatos presentes (Engenheiros, Medico Veterinários, Secretárias, Administradores, Técnicos Agrícolas, Assistentes Sociais, Jornalistas) junto com a AFERJ decidiram pela instauração do dissídio coletivo.

A categoria reivindica o reajuste salarial de 36,57% (em que 5,57% são referentes à defasagem salarial ocorrida no período de janeiro a dezembro de 2014) para todos os funcionários, passando a valer a partir de 1º de junho de 2015. Outra ponto importante da pauta é o reajuste do tíquete refeição, para R$ 20 diários, e da alimentação, para o valor mensal de R$ 440.