Empresa pagará finalmente parte do 13º salário de 2016

A Eletrobrás, empresa responsável pelo setor de energia, finalmente agendou o pagamento da 1ª parcela do 13º salário a seus empregados. Amanhã, dia 17 de fevereiro, a empresa comunicou o depósito de 25% do valor. Ainda assim, não há nova data prevista para o restante do pagamento.

No início do mês, dia 2 de fevereiro, os trabalhadores da Eletrobrás fizeram um ato na porta da empresa depois do comunicado de suspensão do pagamento, previsto anteriormente para o dia 3 de fevereiro. Devido a pressão dos trabalhadores, a empresa se reuniu com representantes do Senge RJ, Sinaerj, Sintergia e AEEL. A única do sistema Eletrobrás que conseguiu liberar metade do 13º aos trabalhadores foi Furnas, portanto a nova data de pagamento vale para as demais subsidiárias da Eletrobrás. Segundo, Eduardo Duarte, diretor do Senge RJ que acompanhou a mobilização, é necessário compreender como será feito o restante do pagamento: “Eles não deram previsão, mas segundo o Acordo Coletivo, eles podem agendar até julho o pagamento, havendo recursos. A alegação da empresa para o atraso da primeira parcela é a dificuldade financeira, então precisamos acompanhar como será feito o restante do pagamento”, afirmou o engenheiro. A Federação Nacional dos Urbanitários marcou uma reunião para 7 de março, onde o assunto retornará a pauta.