Público-alvo: Engenheiro(a)s e estudantes de engenharia que pretendam atuar direta ou indiretamente no setor ou ampliar seus conhecimentos.
Aulas transmitidas ao vivo de disponibilizadas por 30 dias
Neste formato de curso você poderá interagir com o professor durante a aula e rever o conteúdo quantas vezes quiser por 30 dias.
Também poderá enviar suas dúvidas por e-mail. Os contatos dos professores ficam disponíveis no material apresentado.
As orientações sobre o acesso à plataforma de aprendizagem serão enviadas por e-mail após a confirmação e o fechamento das inscrições, na semana anterior ao início do curso.
O material didático ficará disponível na plataforma para download.
Programa
– A energia solar e suas aplicações: energia solar térmica x energia solar fotovoltaica.
– A revolução da energia solar. Como uma fonte tida como caríssima e inviável se tornou uma das opções mais viáveis para a geração centralizada e consumidores de todos os portes? A evolução do setor no panorama internacional, situação do mercado no presente e tendências futuras.
– Principais componentes: tipos e tecnologia dos módulos solares; tipos e características dos inversores, incluindo noções de sistemas off-grid (desconectados da rede) e sistemas híbridos (conectados à rede com gestão de banco de baterias).
– Estruturas de fixação e suporte de módulos solares e proteções elétricas nos lados de corrente contínua e de corrente alternada (foco em projetos de microgeração).
– Geração distribuída x geração centralizada, histórico e perspectivas para esse setores.
– O modelo regulatório e legal brasileiro para a geração distribuída: da Resolução Normativa (REN) ANEEL 482/2012 até a Lei Federal 14.300 de 2022 e a REN ANEEL 1.059/23.
– Modelos de negócio para a geração distribuída.
– Projetos de sistemas de microgeração solar, documentação e requisitos para homologação nas distribuidoras.
– Uso de programas computacionais para a modelagem e simulação de sistemas de geração solar e avaliação de que fatores que impactam na geração (sombra, degradação de módulos solares, avaliação de layout de projeto, etc).
– A fatura de energia elétrica e suas componentes. Avaliação da economia nos custos de energia elétrica após a instalação de sistemas de energia solar FV considerando a normativa antiga e as mudanças setoriais mais recentes.
– Avaliação de viabilidade econômica de projetos de energia solar.
– Noções gerais sobre a instalação de sistemas de energia solar. Segurança do trabalho em instalações de energia solar.
– Aspectos sobre a manutenção de sistemas de energia solar FV de pequeno porte.
– Tópicos especiais: projetos de sistemas off-grid e armazenamento em baterias; comissionamento de sistemas; venda de sistemas de energia solar; o que deve ser verificado numa visita técnica; principais fornecedores e distribuidores de equipamentos do Brasil; alternativas para o financiamento de projetos; uso de drones no apoio a projetos e inspeção de manutenção; seguros para trabalhadores e para os projetos; dentre outros temas de interesse.
Extra 1: Revisão geral de eletricidade: potência, energia, tensão, corrente elétrica, corrente contínua x corrente alternada, circuitos em série e em paralelo.
Extra 2: Dicas de como empreender e/ou atuar no setor de energia solar FV. Elaborando propostas comerciais.
Extra 3: Noções de matemática financeira e de análise de viabilidade econômica/financeira de projetos.
Luiz Paulo Canedo é engenheiro civil, com mestrado pela COPPE/UFRJ e especialista em Gerenciamento de Projetos pela FGV. Atuou como projetista e pesquisador na COPPE/UFRJ por dez anos, tendo publicado dezenas de artigos técnicos e capítulos de livros. Atuou como coordenador técnico e gerente de projetos de uma multinacional líder do mercado de energias renováveis. Desde 2012, é diretor executivo e diretor técnico da EDB Renováveis, tendo desenvolvido atividades de venda, projeto, instalação e manutenção de projetos de energia solar fotovoltaica.
Sócios do SENGE-RJ (aspirante e profissional): R$ 450,00
Demais profissionais: R$ 800,00
Para obter o desconto destinado aos sócios do sindicato, o profissional deve ser filiado ao Senge-RJ há pelo menos 1 ano e estar em dia com suas contribuições sociais. No caso de pessoas que não sejam sócias ou que tenham se associado há menos de 1 ano, podem obter desconto sem carência desde que paguem, antecipadamente, 12 contribuições sociais (à vista ou parcelado).
Formas de pagamento:
– À vista com 10% de desconto para pagamento por PIX ou boleto bancário (não cumulativo com os descontos aplicados ao valor para sócios).
– À vista no cartão de crédito com 5% de desconto (não cumulativo com os descontos aplicados ao valor para sócios).
– Em até 10x sem juros no cartão de crédito.
Inscrições – Clique Aqui
OBSERVAÇÃO:
A entidade se reserva o direito de cancelar ou adiar a atividade, caso não haja o mínimo de inscritos necessário à sua realização. Em caso de cancelamento, o profissional será informado por e-mail e o valor da inscrição será devolvido.