Engenheiros visitam estande do Senge-RJ

Em parceria com o Crea-RJ e a Mútua, Sindicato ofereceu palestras técnicas gratuitas
Foto: Claudionor Santana

Entre os dias 14 e 17 de agosto, os engenheiros que visitaram a Feira Internacional da Construção, Engenharia e Arquitetura – Construir 2013 puderam conhecer um pouco mais o trabalho do Senge-RJ. O estande do Sindicato recebeu os profissionais que queriam saber mais sobre o Salário Mínimo Profissional (SMP) da categoria e conhecer a história do Senge-RJ.

O espaço foi montado em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ) e a Mútua, caixa de assistência dos profissionais do Crea-RJ.

“Para o Senge-RJ é muito importante participar da Feira Construir. É um evento importante para fortalecer a nossa relação com os engenheiros e convidá-los a se associarem ao Sindicato”, conta o presidente do Senge-RJ, Olímpio Alves dos Santos.

“Esse espaço em parceria com o Crea-RJ e a Mútua é fundamental para fortalecer as entidades”, defendeu o diretor do Senge-RJ Julio Arruda.

Senge-RJ oferece cursos gratuitos na Feira

Durante os quatro dias de Feira Construir, o Senge-RJ ofereceu aos visitantes palestras técnicas gratuitas. As aulas foram ministradas em um espaço anexo ao estande do Sindicato. As aulas também foram organizadas em parceria com o Crea-RJ e Mútua. A procura foi grande e muitos cursos tiveram lotação máxima.

Uma das aulas foi ministrada pelo diretor do Senge-RJ Agamenon Oliveira. Para ele, é fundamental que as instituições de engenharia promovam espaços como esse.

“Já virou tradição a presença do Senge-RJ na Feira Construir. Considero muito importante que as entidades criem locais de informação e formação dos engenheiros”, disse ele.

Agamenon é doutor em Engenharia Mecânica e em História das Ciências pela COPPE-UFRJ e pesquisador do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel).

Principais dúvidas

No estande, as principais dúvidas estavam relacionadas ao SMP. É o que conta Sheila Pimentel Aguiar, que estava trabalhando no espaço.

“O Senge-RJ está distribuindo as cartilhas do SMP para que os engenheiros conheçam mais os seus direitos. Além disso, estamos contando as principais vitórias do Sindicato na luta pelo Salário Mínimo da categoria”, contou Sheila.

Ela afirma ainda que os profissionais elogiaram muito o espaço do Senge-RJ dentro da Feira. Segundo ela, muitos afirmaram que irão visitar a sede do Sindicato, na Cinelândia.

“O espaço só está recendo elogios pela estrutura e, principalmente, pelas informações”, disse Sheila.