EPE não apresenta nova proposta

Empresa mantém oferta de 5,10% de reajuste, mas sindicatos insistem em ganho real

Foi realizada nesta terça-feira (25), a 2ª rodada de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2012/2013 da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). A EPE não apresentou nenhuma novidade: manteve a proposta da 1ª rodada, oferecendo reajuste de 5,10% referente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Os sindicatos reforçaram a importância de garantir, pelo menos, mais 1,5% de ganho real isto é, um ganho acima da inflação, acompanhando os valores conquistados pelos trabalhadores do setor elétrico.

Da mesma forma, para garantir as condições do setor elétrico, os sindicatos reivindicaram 4 cartelas do tíquete refeição/alimentação a título de compensação indenizatória e alteração do valor do tíquete para R$ 28,00 em 23 unidades por mês, totalizando R$ 644. Além disso, reforçaram também a necessidade de reajuste de 5,1% no valor do auxílio creche como forma de atualizar os valores corroídos pela inflação no último ano.

A empresa afirmou que o valor do auxílio creche, R$ 790,00, já é maior que o praticado no setor elétrico. No entanto, os sindicatos lembraram que no setor elétrico, além do auxílio creche no valor de R$ 589,14, os trabalhadores contam com o auxílio educação de R$ 391,80, totalizando mais de R$ 980 em benefícios.

Na 1ª rodada, a EPE havia oferecido apenas o reajuste de 5,10% referente ao IPCA nas cláusulas relativas a salário, auxílio refeição, plano de saúde e auxílio creche.

A reunião ocorreu na sede da empresa, com participação dos representantes do Sindicato dos Engenheiros (Senge-RJ), dos Economistas (Sindecon-RJ) e dos Eletricitários (Sintergia-RJ) e representantes da empresa.

Agenda:

• Plenária informativa: 01/10, segunda-feira, 12h30.

Local: Conselho Regional de Economia (Corecon-RJ) – Avenida Rio Branco, 109, 16º andar.

• 3ª rodada de negociação: 03/10, quarta-feira, às 11h

Local: Sede da EPE – Avenida Rio Branco, nº 1, 9º andar. Centro.

Nova proposta do banco de horas será avaliada pela empresa

A direção da EPE se reunirá nesta segunda-feira (01) para analisar a proposta de banco de horas apresentada pela comissão de trabalhadores. Após isso, a empresa solicitará uma nova reunião com os trabalhadores.

A proposta de banco de horas foi aprovada pelos trabalhadores em assembleia realizada no último dia 12. Mais de 100 trabalhadores participaram da reunião.

Para chegar à proposta atual, foram realizadas cerca de 20 reuniões entre os membros da comissão. Segundo ela, uma das propostas é a alteração do início do horário flexível de 8h para as 7h30. Além disso, propõe o abono para o acompanhamento de familiares em tratamentos de saúde.