EPE: negociações em compasso de espera

Sindicatos apresentaram estudo sobre defasagem salarial e a empresa alegou estar aguardando retorno da Sest para dar continuidade às rodadas que tratam do ACT 2023-24. Confira a ata da última reunião.

Negociação Coletiva: Senge RJ x Empresa de Pesquisa Energética
Vigência: 2023/2024
Data da ocorrência: 24/07/2023
Ocorrência: Informe do Senge_RJ

No último dia 06 de julho, foi realizada a primeira reunião do processo negocial do ACT 2023-2024 entre os representantes da EPE e a Comissão dos Empregados e dirigentes do Senge RJ, Sintergia-RJ e Sinaerj.

A empresa contextualizou a atual situação de governança e os impactos no processo negocial. Além disso, como sempre, falaram da burocracia junto à SEST.

Os Sindicatos e a Comissão enfatizaram que não podem depender de indicações na alta gestão e que é preciso iniciar o processo negocial para dar segurança aos trabalhadores de que seus direitos serão mantidos.

Adicionalmente, foi apresentado estudo sobre o histórico das perdas acumuladas nos salários e benefícios. Os Sindicatos e a Comissão, mais uma vez, abordaram a questão da rotatividade na EPE, que é fundamental a discussão sobre um novo PCS, sendo encaminhado o estudo com o cálculo da rotatividade, realizado em 2015. Para os representantes dos trabalhadores, é nítido que a reposição das vagas pelo concurso não resolve a rotatividade, sendo necessárias iniciativas específicas para a retenção dos empregados. Foi solicitado que a empresa encaminhasse os documentos à diretoria executiva.

Por fim, foi ressaltada a expressiva defasagem do salário dos assistentes, e que um reajuste diferenciado teria um impacto muito baixo na folha salarial, sendo totalmente viável. A empresa informou estar ciente da defasagem apontada, que já trabalha as possibilidades relativas a essa questão internamente, já tendo sinalizado isso à SEST.

Considerando a prorrogação da vigência do ACT 2022-2023 até o final de julho e a impossibilidade de prosseguimento da negociação por conta do processo burocrático junto à SEST, que está analisando todas as cláusulas, inclusive as não econômicas, foi firmado compromisso de abertura de canal de comunicação permanente no intuito de dar início às negociações tão logo a empresa tenha retorno da SEST a respeito da totalidade das reivindicações dos trabalhadores.

Sigamos atentos, organizados e mobilizados.

ATA_REUNIÃO_NEGOCIAÇÃO

SENGE RJ
Email: [email protected]
Telefones: (21) 99458-1297 (WhatsApp) – atualize seu número de celular junto ao Senge RJ para receber nossas notificações.