Evento reúne engenheiros em busca de propostas para a indústria 4.0

O Seminário Internacional de Inteligência Artificial (SIIA) acontece nos dias 10 e 11 de julho, em Belo Horizonte. As inscrições já estão abertas.
Engenheiros, acadêmicos, pensadores e representantes das entidades da Engenharia irão discutir e propor soluções para os impactos causados pela Inteligência Artificial na força de trabalho humana, no “Seminário Internacional de Inteligência artificial (SIIA)- e suas implicações no mundo do trabalho.” Organizado pelo Sindicato de Engenheiros (Senge-MG), o seminário acontece nos dias 10 e 11 de julho, no Crea Minas.
A ideia de se realizar o seminário, segundo o presidente do Senge-MG, Raul Otávio da Silva Pereira, tem o intuito de pensar e propor soluções para essa realidade em que a inclusão da tecnologia de Inteligência Artificial (I.A) afeta não somente os engenheiros, mas a humanidade em geral. “Trata-se de oportunidade única de debater e discutir a indústria 4.0 e as tecnologias de Inteligência Artificial por um viés diferenciado, que não privilegie apenas as vantagens materiais objetivas e imediatas dessas tecnologias, mas que proponha colocar no centro do debate a participação do ser humano, enquanto profissional, como agente e não objeto do processo”, explica. “O assunto tem sido discutido sob a ótica da ‘novidade’, da ‘modernidade’ e do ‘avanço tecnológico’, e pouca ou quase nenhuma atenção tem sido dada ao papel da força de trabalho humana nesse novo cenário. Será totalmente ou parcialmente substituída? Passará a ser obsoleta? Existe espaço para coexistência entre máquinas e humanos, cada qual com suas tarefas específicas?”
Propostas e novos paradigmas
O evento foi criado por iniciativa do Senge Minas Gerais e conta com o apoio institucional das mais representativas entidades da Engenharia no Brasil – o Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia), a Fisenge (Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros), a FNE (Federação Nacional dos Engenheiros), a Mútua Nacional e também os parceiros institucionais no estado – CREA-MG e Sicoob Engecred-MG. Além desses, diversos outros patrocinadores.
Todas essas entidades reunidas, e considerando o universo de engenheiros que representam, buscarão no momento do seminário, junto aos participantes, estabelecer diretrizes de ação que visem sintetizar, de maneira harmoniosa, todos interesses envolvidos no processo histórico  da indústria 4.0. Será a contribuição da Engenharia Nacional para a definição de novos paradigmas que atendam a todos os âmbitos- profissionais, empresas, poder público e sociedade.
São esperadas cerca de 400 pessoas, entre engenheiros (as), pesquisadores, acadêmicos, estudantes, representantes de entidades de Engenharia e demais interessados no assunto. A programação inclui palestras, painéis de debates, concurso entre estudantes e atrações como impressora 3D e o robô Meccano.
Seminário Internacional de Inteligência Artificial e suas  implicações no mundo do Trabalho
10 e 11 de julho de 2019
Local: Crea Minas- Av. Álvares Cabral, 1600 – Santo Agostinho, Belo Horizonte
Informações sobre a programação, inscrição/ ingresso no link: http://bit.ly/SIIA_SengeMG