Exploração do Petróleo na Foz do Rio Amazonas é tema de debate em 29/11

Na próxima quarta-feira, 29 de novembro, a partir das 10h, acontecerá a palestra e debate “Exploração do Petróleo na Foz do Rio Amazonas”. O evento híbrido acontecerá na Rua Buenos aires, 40, 4o andar, no Centro do Rio, e será transmitido ao vivo pelo YouTube do CREA-RJ.

Os palestrantes serão o geólogo Guilherme Estrella, considerado o “pai do Pré-sal” e Maria Madalena de Aguiar Cavalcante, professora do departamento de Geografia e pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da Universidade Federal de Rondônia. A coordenação dos trabalhos será do geógrafo Vagner da Silva Oliveira, membro da bancada do Senge-RJ no Crea-RJ.

Estudos apontam que há 5,6 bilhões de barris de petróleo em um único bloco da margem equatorial da região amazônica do Amapá. Pela importância da saúde do rio Amazonas, responsável pelo despejo de 200 mihões de litros de água doce no mar, correspondente a 17% do total mundial, os debates sobre a exploração naquela área tem causado profundas discordâncias.

O bloco não é o único em oferta, estudo e concessão na região. Outros 328 blocos estão disponíveis. Desse em específico, dependem milhares de pessoas e uma infinidade de espécies da flora e fauna, além de abrigar recifes com mais de mil quilômetros de extensão, entre 10 e 120 metros, descobertos em 2016.

O evento é uma realização do CREA RJ e tem o apoio do SENGE RJ, Clube de Engenharia, APG-RJ e Aprogeo RJ.

 

Foto: CBERS-4 (DSR/OBT/INPE)

Pular para o conteúdo