Extensão do ACT atual é tema da primeira rodada de negociação com a EPE

A empresa ficou de apresentar uma contraproposta no próximo encontro, marcado para 9 de junho.

Negociação Coletiva – Senge RJ/EPE

O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ), o Sintergia, o Sinaerj e a Comissão de Empregados eleita em assembleia, participaram nesta terça-feira (26) da primeira rodada de negociação na EPE, para discussão do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2020-2021.

A reunião foi aberta por um breve relato do presidente da empresa, Thiago Barral, sobre o contexto econômico e orçamentário. Ele informou que esteve em reunião na Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest) e, segundo sua perspectiva, os seguintes aspectos terão ênfase nas negociações deste ano:

• expectativa de grande retração do PIB em 2020;
  • aumento do gasto público em medidas emergenciais de combate à Covid-19, com possível impacto negativo sobre o orçamento da EPE e as negociações de reajuste salarial;
  • restrição à ampliação de benefícios, à exceção do auxílio-saúde, imposta pela Lei de Diretrizes Orçamentárias.

Os sindicatos reforçaram a importância da preservação de direitos e conquistas dos empregados da EPE, especialmente em cenário tão adverso, e solicitaram garantia da data-base e prorrogação da eficácia do ACT vigente até que um novo instrumento de acordo coletivo seja firmado pelas partes.

O presidente da empresa assumiu compromisso de submeter mensalmente à avaliação do Conselho de Administração a extensão do ACT 2019, indicando disposição do Conselho para a aprovação desse pleito. Os sindicatos consideram a prorrogação estendida fator fundamental para garantia da segurança jurídica e emocional dos empregados da empresa, bem como de um ambiente negocial de tranquilidade e mútua confiança. Por ora, o acordo vigente tem efeito até 30 de junho.

Nova reunião está agendada para o dia 9 de junho, às 10h. Por solicitação dos sindicatos, a EPE se comprometeu a formalizar a apresentação de uma contraproposta que considere a integralidade da pauta de reivindicações encaminhada em fevereiro, incluindo as cláusulas econômicas.

A ata da reunião ficou de ser apresentada aos sindicatos, incluindo os compromissos assumidos, até a próxima segunda-feira (1º/6/2020).

Mantenha seu cadastro atualizado e fique atento a novas informações!

Senge RJ
Email: [email protected]
Telefones: (21) 3505-0717 e (21) 99458-1297 (Whatsapp) – atualize seu número de celular junto ao Senge-RJ para receber nossas notificações.