Extrema direita mira as eleições do Crea e Confea, mas não encontrará espaço

Segundo o presidente do Senge RJ, Olímpio Alves dos Santos, Nikolas e suas declarações de apoio não encontrarão eco entre os engenheiros; O que realmente assusta, segundo ele, é a existência de engenheiros capazes de se aliarem com aqueles que destruíram a engenharia nacional.

Em 12 de outubro, logo após uma pesada – e bem-sucedida – campanha da extrema direita pelo domínio dos conselhos tutelares, o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), publicou vídeo convocando seus seguidores a votarem em dois candidatos nas próximas eleições para os conselhos que fiscalizam e regulam a engenharia brasileira: Gilberto Carvalho para a presidência do Crea MG e Alírio Mendes para a presidência do Confea.

Para Olímpio Alves Santos, presidente do Sindicato dos Engenheiros no Rio de Janeiro – Senge RJ, o apoio de Nikolas às candidaturas não deve ser visto como nada além do que é: de pouco impacto real nas eleições. “Sinceramente, o impacto de um apoio desses é muito pequeno. Os profissionais da engenharia não cairão neste tipo de campanha. Esses profissionais, em especial aqueles mais engajados, que participam das eleições do sistema Confea/Crea, não se importarão com isso. Ninguém vai embarcar em uma campanha puramente demagógica”, destaca Olímpio.

O dirigente aponta, ainda, que mais grave que o apoio do parlamentar é o fato de engenheiros firmarem alianças deploráveis na busca de votos, em mais um episódio onde a ovelha se alia ao lobo, acreditando que não será devorada. “É lamentável que alguns engenheiros aceitem fazer campanha com a extrema-direita, que foi responsável pela destruição da engenharia nacional. Essa é a verdade. No meu entender, eles não deveriam participar de nenhuma entidade das engenharias. É deplorável, beira o ridículo”, finalizou.

Duas disputas, eleitores diferentes
No vídeo de Nikolas, os candidatos aparecem ao lado do parlamentar, que anuncia a tentativa de avanço da extrema direita fascista sobre as entidades da engenharia, nos moldes do que fizeram em relação aos conselhos tutelares.

“Demos um banho nos conselhos tutelares e tomamos vários espaços, mas não para por aí. Agora tem também os conselhos estaduais e federais e quero colocar aqui os meus dois candidatos (…) Fica esperto porque esses conselhos foram usados durante anos para politizar, fazer uma arma em prol da esquerda”, diz o deputado em sua publicação no Instagram.

Embora tentem replicar a estratégia que elegeu um elevado número de conselheiros tutelares conservadores em todo o Brasil, desta vez, a extrema-direita não tem como usar uma de suas principais ferramentas de controle de massas: as igrejas fundamentalistas. Ainda que o deputado tenha o maior engajamento nas redes sociais entre parlamentares, segundo levantamento da Genial/Quaest, os engenheiros que lutaram nos últimos anos pela retomada do desenvolvimento nacional não deverão ser suscetíveis a seus apelos. A estratégia, no entanto, segue pelas redes: também indicaram candidatos para Creas e Confea parlamentares do Solidariedade, PP e Podemos.

Texto: Rodrigo Mariano
Imagem: Reprodução redes sociais