Fechado Acordo Coletivo 2014/2016 da ONS

Trabalhadores aprovaram reajuste de 6,51% com base no INPC sem ganho real

Os trabalhadores do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) aprovaram, com 110 votos a favor e 45 contra, a proposta da empresa para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2014/2016. Dentre as propostas, a ONS ofereceu somente o reajuste de 6,51% nos salários e no auxílio alimentação, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), referente ao período de 1 de setembro de 2013 a 31 de agosto de 2014. Na pauta de reivindicações, os trabalhadores pediram também 1% de ganho real, que não foi concedido.

Apesar da conquista, o diretor de negociações coletivas do Senge-RJ, Gunter Algerkorke, avalia que tem havido mais perdas do que ganhos nos últimos anos. “Os trabalhadores têm perdido algumas coisas, como a gratificação de férias, que passou de 100% para 60% e o índice de produtividade de 0,8%.” Para ele, a falta de mobilização tem permitido que a empresa corte benefícios.

A assembleia foi realizada no dia 10 de outubro, no auditório do Sintergia-RJ.