Fechado Acordo Coletivo de Trabalho da EPE

Trabalhadores aprovaram proposta da empresa em assembleia nesta quarta-feira

Os trabalhadores da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) aprovaram, nesta quarta-feira (06), a proposta apresentada pela empresa para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2013/2015. Foram 61 votos a favor, 52 contra e 13 abstenções.

A empresa propôs reajuste relativo ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) mais ganho real de 0,5% em 2013 e em 2014 e três cartelas de tíquete-refeição em 2013 e mais duas em 2014. A EPE ainda se comprometeu a criar uma comissão para rever o Plano de Cargos e Salários (PCS) e tentar adequá-lo à realidade da empresa.

O diretor de negociações coletivas do SENGE-RJ Agamenon Oliveira avalia que a proposta da EPE pode ser considerada positiva. “Os trabalhadores queriam uma proposta semelhante à do setor elétrico e, depois de muita luta, conseguiram”, afirma Agamenon.

Os trabalhadores fizeram duas paralisações ao longo do processo negocial, com quase 100% de adesão. Foi a primeira vez na história da EPE que os empregados entraram em greve.