Festival de comunicação popular do NPC volta à Cinelândia, no próximo dia 24

O evento acontece das 10h às 19h, e homenageia Vito Giannotti, defensor de uma mídia sindical, morto há oito anos. Debate sobre o seu legado terá a presença de Agamenon Oliveira, diretor do Senge RJ.

O Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC) realizará, no dia 24 dejulho, no Rio de Janeiro, o 4º Festival da Comunicação Sindical e Popular. Ao longo de um dia inteiro, das 10h às 19h, sindicatos, movimentos sociais, coletivos de comunicação e fotografia e jornais alternativos expõem, em praça pública, a sua produção de comunicação sindical e popular. A programação prevê também aulas públicas, debates e apresentações culturais.

O diretor do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge RJ), Agamenon Oliveira, pesquisador do Cepel e professor de História da Tecnologia na Escola Politécnica da UFRJ, participa, às 14h, de mesa que vai debater “o legado de Vito Giannotti”, com a presença, ainda, de Claudia Santiago, diretora do NPC, e de Guilherme Marques Soninho, historiador e pesquisador do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbanos e Regional (Ippur/UFRJ).

Em 24 de julho de 2023, completam-se oito anos da morte de Vito Giannotti, metalúrgico e histórico lutador pela comunicação dos trabalhadores. Junto com Claudia Santiago, sua companheira de vida e de luta, fundou o NPC, na década de 1990. Em 2017, dois anos após sua morte, por iniciativa do mandato do ex-vereador Renato Cinco, essa data passou a ser celebrada como o Dia da Comunicação Popular na cidade do Rio de Janeiro.

Já confirmaram presença no 4ºFestival de Comunicação Sindical e Popular o Senge RJ, o Sinpro-RJ,AdunRio, Sinttel-RJ, Sisejufe-RJ, SINDCT, Fundação Dinarco Reis, Ocupação Vito Giannotti, Muca, Central de Movimentos Populares, Brasil de Fato, MPA.

Em 2017, 2018 e 2019, o festival aconteceu na Cinelândia, no Rio de Janeiro. No ano passado, o palco da celebração foi o Parque Madureira, na Zona Norte da cidade. Quem comandou as atividades foi a turma do Curso de Comunicação Popular do NPC, que produziu uma peça gráfica e passou a manhã conversando com visitantes do parque e contando a história da data.

O 4º Festival da Comunicação Sindical e Popular volta à Cinelândia, praça de grande tradição democrática, para celebrar os veículos sindicais e populares de comunicação. A ocupação da cidade para construir um espaço de visibilidade desses canais alternativos é um importante passo na luta pela democratização da mídia e em defesa de uma comunicação voltada aos interesses das classes trabalhadoras e periféricas. Por iniciativa do ex-deputado Eliomar Coelho, o Festival faz parte do calendário estadual do Rio de Janeiro (Lei nº 7.854/2018).

Como colaborar com o festival
O evento é aberto e gratuito, realizado a partir de uma campanha de financiamento coletivo. Quem quiser colaborar, pode contribuir com um depósito na conta do NPC. Não esqueça de avisar aos organizadores pelo email [email protected], que eles enviarão um recibo.

Os dados bancários são:
Núcleo Piratininga de Comunicação
CNPJ: 02.510.093/0001-20
Agência: 3520-3
Conta: 63311-9 ou Pix: CNPJ:02.510.093/0001-20

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL

10h: Abertura do Festival
13h: Mídia e cidade em disputa. Daniela Araújo (Bem TV). Kleber Mendonça: autor do livro “A pacificação dos sentidos: mídia e violência na cidade em disputa”. Pedro Barreto: autor do livro “Notícias da Pacificação”
14h: O legado de Vito Giannotti. Agamenon Oliveira (Senge RJ), Claudia Santiago (NPC), Guilherme Marques Soninho (Ippur/UFRJ)
15h: PL das Fake News – o que eu tenho a ver com isso? Viviane (Intervozes). Adilson Cabral (Emerge-UFF).Jaqueline Dester (Comunicação popular). Sepe (papel das escolas)
16h30: Lançamento do livro ‘Quem Controla a Mídia”
17h: Roda de conversa sobre comunicação e democracia nas favelas e periferias. Ana Leone: assistente social, liderança da Unegro de Caxias e comunicadora do programa Antenada com Ana Leone, da Rádio Ativa, de Duque de Caxias; Fábio Leon: jornalista do Fórum Grita Baixada e repórter especializado site RioOnWatch; Hélio Euclides: jornalista do jornal Maré de notícias; Tatiana Lima, professora de comunicação do NPC, repórter especializada do RioOnWatch, editora do Fala Roça. José Claudio Alves. Inessa Lopes. Naldinho Lourenço. Doutor Júlio (MPF)