Finep realiza segundo seminário temático da série “Neoindustrialização em novas bases e apoio à inovação nas empresas”

Acontece amanhã, na sede da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) o segundo seminário da série de encontros “Neoindustrialização em novas bases e apoio à inovação nas empresas”. O resultado dos debates servirá de subsídio para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), que vai ocorrer em junho de 2024, com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”.

O encontro desta terça-feira terá como tema a transição energética e a descarbonização, pontos centrais dos planos do governo para a retomada da indústria nacional, após o total abandono do setor nos governos Temer e Bolsonaro. Entre os convidados estão o  diretor executivo de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, Mauricio Tolmasquim; Segen Estefen, Diretor-Geral da Associação Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas (INPO); Newton Hamatsu, superintendente de Inovação da FINEP; Elias Ramos, diretor de Inovação da FINEP; e Michelle Hallak, do Florence School of Regulation (FSR).

A 5ª CNCTI terá como objetivos analisar os programas e planos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) no período 2016-2023 e seus resultados de forma a propor recomendações para a elaboração da Estratégia Nacional de CT&I (ENCTI) para 2024-2030.

Resultados do primeiro encontro

Realizado em 16 de dezembro do último ano, o primeiro seminário teve como tema “Biotecnologias e a nova indústria” e tratou do fortalecimento do complexo industrial da saúde no Brasil.

Entre as recomendações endereçadas no encontro de dezembro estão o mapeamento da cadeia de pesquisa e produção de fármacos, o financiamento de uma infraestrutura para pesquisa de última geração, para tornar o salto tecnológico uma realidade; a contemplação de alternativas para as compras públicas de produtos e processos na área de saúde; a definição de foco nos investimentos em P&D; a promoção de fluxo contínuo de projetos reembolsáveis; e a capacitação de mão de obra adequada à tecnologia implantada na produção de fármacos.

Próximos encontros

Os eventos acontecem em formato híbrido – com participação por link e presencial, no auditório da Finep, na Praia do Flamengo n.200, 1o andar – e as inscrições devem ser realizadas pelo e-mail [email protected].

Entre os temas que ainda serão debatidos pela série de encontros estão a inteligência artificial (23 de janeiro), a indústria de Defesa e o financiamento a empresas inovadoras (30 de janeiro), minerais estratégicos e interação entre universidade e indústria (06 de fevereiro), transição ecológica/bioeconomia e regulação e certificação de novos produtos (20 de fevereiro) e segurança alimentar e neoindústria (27 de fevereiro).

Rodrigo Mariano/Senge RJ
*com informações da Finep e Clube de Engenharia