O Coletivo de Mulheres da Federação Interestadual dos Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) lançou nesta sexta-feira (25) a campanha de combate à violência de gênero no trabalho. Composta por três ilustrações da artista Bruna Leão, a campanha tem o objetivo de alertar sobre casos de violência no mundo do trabalho. A data coincide com o Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher.
“A violência contra a mulher tem muitas formas de manifestações, desde física, psicológica, patrimonial e simbólica, e ocorre com frequência entre colegas e chefes. Queremos alertar aos sindicatos e aos profissionais sobre a importância de campanhas pedagógicas no ambiente de trabalho, bem como dos protocolos de acolhimento às mulheres vítimas de violências nesses espaços”, afirmou a engenheira e diretora da mulher da Fisenge, Virginia Brandão, que também é diretora do Senge RJ. Nos casos de violência, ela recomenda às mulheres que busquem os sindicatos e acompanhem as denúncias.
As ilustrações trazem cenas como vazamento de “nudes” (fotos íntimas de mulheres), crime que já conta com a lei nº 12.737/2012, mais conhecida como ‘Lei Carolina Dieckmann’, que pune “delitos ou crimes informáticos”. Também ilustra padrões recorrentes de desqualificação profissional. Por exemplo, atribuir eventuais divergências ou insatisfações femininas à TPM, ou a prática de incumbir as mulheres de tarefas de apoio que não lhe são devidas.
Para aderir à campanha e divulgar seus conteúdos, baixe as ilustraçõs aqui