FNU envia ofício ao diretor da Eletrobras

A entidade pedem que a empresa determine o fim da compensação dos dias de greve

A Federação Nacional dos Urbanitários (FNU) enviou um ofício ao diretor da Eletrobras, Miguel Colasuonno, pedindo que a empresa determine o fim da compensação dos dias de paralisação, em julho de 2012. A entidade afirma que o que foi acordado durante a greve deveria estar sendo cumprido. No entanto, alguns dirigentes dizem “desconhecer” o acordo e, em várias empresas, essa compensação já ultrapassou o combinado. Além disso, a FNU critica que não foi comunicada da decisão tomada na reunião entre a diretoria e a presidência da Eletrobras, em dezembro de 2012.

Os trabalhadores do sistema Eletrobras fizeram duas paralisações em julho deste ano. A primeira aconteceu entre os dias 4 e 6 de julho. A segunda teve a adesão de 27,5 mil eletricitários das 14 empresas do grupo. Os trabalhadores ficaram em greve por duas semanas.   Durante as negociações, foi acordado que o pagamento das horas paradas seria discutido 90 dias após o fim da greve e que só seria necessário compensar metade do tempo. No entanto, antes que a reunião fosse marcada, a Eletrobras ordenou o início da compensação.

Leia abaixo o ofício completo.

Rio de Janeiro. 25 de janeiro de 2013.

Ofício FNU-CUT nº 4/2013

Ao Senhor

Miguel Colasuonno

Diretor de Administração da Eletrobrás

Prezado Senhor,

“Considerando reunião ocorrida em Dezembro de 2012, com essa Diretoria e a Presidencia, onde foi REITERADO o compromisso das premissas da compensação dos dias da Paralisação e RATIFICADO que: O que foi ACORDADO será cumprido”.

Em virtude deste compromisso, esse assunto seria fruto de Reunião no Conselho da Eletrobras e da Direção da HOLDING ainda em Dezembro e que posteriormente a FNU e o CNE seriam comunicado da decisão.

– Considerando que transcorreram mais de trinta dias sem noticias.

– Considerando que em algumas Empresas a COMPENSAÇÃO já ultrapassou o negociado.

– Considerando que alguns Dirigentes de Empresas afirmam que “desconhecem” o acordado.

Tendo em vista todo esse cenário a FNU – Federação Nacional dos Urbanitarios FNU e o CNE -Coletivo Nacional dos Eletricitários, vem solicitar dessa HOLDING que DETERMINE as Empresas do Sistema Eletrobras a SUSPENSÃO IMEDIATA da COMPENSAÇÃO DOS DIAS DA PARALISAÇÃO até que haja uma nova ORIENTAÇÃO DA HOLDING nesse sentido.

Solicitamos também Reunião da Coordenação do CNE com essa Diretoria, para tratarmos desse e de outros assuntos pertinentes a Empresa e a Categoria, como por exemplo: sobre a EXTINÇÃO DA ELETROBRAS. Para tanto propomos como data dia 30/01/2013 no horário de 14h00  na Sede da Eletrobras no Rio de janeiro.

Atenciosamente,