Frente pela Vida lança campanha nacional pela valorização do SUS

Um dos objetivos é pressionar o Congresso Nacional pela manutenção do piso emergencial da Saúde em 2021. Confira o link com os materiais disponíveis para participar da ação em defesa da Saúde Pública.

Diante do espantoso número de mais de 180 mil mortes oficiais decorrentes da Covid-19 e dos inúmeros ataques que o Sistema Único de Saúde (SUS) vem sofrendo, as entidades da Frente Pela Vida lançaram a campanha “O Brasil precisa do SUS”, na última terça-feira (15), com a presença de representantes da sociedade civil, das áreas da saúde, ciência, tecnologia & inovação, comunicação, educação, políticas públicas, entre outras. O objetivo é mobilizar a sociedade para a importância da defesa do SUS e dos riscos que ele está correndo.

Os organizadores destacam que  o SUS é base essencial para a saúde e o bem-estar da população e, mesmo em um contexto de desmonte e desfinanciamento, tem dado a resposta necessária nesta pandemia. Sem ele, o enfrentamento da crise sanitária seria muito mais difícil. Poderá salvar ainda mais vidas, com estrutura e financiamento adequado.

Entre os sucessivos ataques ao SUS que têm se intensificado, está a publicação recente do Decreto nº 10.530, que teve a intenção de privatizar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o Brasil. Além disso, diversas medidas governamentais vêm promovendo o desfinanciamento do Sistema, agravando a situação para 2021 e colocando em risco a capacidade de atender à grande demanda reprimida do sistema de saúde, no cenário pós pandemia.

A campanha de valorização do SUS vem junto a um esforço das entidades de cobrarem das autoridades governamentais ações efetivas para a vacinação contra a Covid-19. “A população brasileira não pode ficar à mercê de disputas políticas”, afirma o texto de lançamento da campanha. “O Ministério da Saúde precisa assegurar que a população tenha acesso às vacinas aprovadas pela Anvisa e organizar uma campanha transparente, de comunicação direta e em âmbito nacional.”

Os materiais da campanha (cards, textos, vídeos) estão disponíveis no site frentepelavida.org.br  .
Nas postagens, serão utilizadas as tags:
#BRASILPRECISADOSUS #DEFENDAOSUS #FRENTEPELAVIDA #REVOGAEC95 #VACINAPARATODASETODOS

Link para o lançamento da campanha O Brasil precisa do SUS:

Carta ao Povo Brasileiro
No último 25 de novembro, a Frente Pela Vida publicou uma carta com críticas à negligência do governo federal diante da pandemia de Covid-19. Uma das principais reivindicações é a recuperação do orçamento do SUS, que segue em desfinanciamento constante, e um plano de vacinação para a Covid-19. Reafirma as ações de Atenção Primária como fundamentais nesse contexto, que requer recursos adequados  para a Saúde Pública. O documento observa que “o presidente da República incentivou aglomerações e desarticulou medidas de proteção de populações vulneráveis, como os povos indígenas”.

Leia a carta na íntegra

Petição pública
A campanha também vai reforçar a petição do Conselho Nacional de Saúde (CNS), intitulada “O SUS merece mais em 2021”. O objetivo é sensibilizar deputados e senadores para que seja aprovada a continuidade do orçamento no próximo ano. O abaixo-assinado já conta com mais de 560 mil assinaturas.

O SUS precisará lidar com o contexto de pós-pandemia, com demandas reprimidas de 2020 decorrente do adiamento de cirurgias eletivas e exames de maior complexidade, bem como das consequências da interrupção do tratamento de doenças crônicas que estão sendo noticiadas. A petição também pede a revogação da Emenda Constitucional 95/2016, que congelou os investimentos em saúde e demais áreas sociais até 2036.

Assine pela manutenção do orçamento emergencial do SUS em 2021

Frente pela Vida
Motivadas pela necessidade de propor ações efetivas em resposta à pandemia da Covid-19, a Associação Brasileira de Imprensa (ABI); a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco); a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes); o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes); o Conselho Nacional de Saúde (CNS); a Associação Rede Unida; a Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC); e a Sociedade Brasileira de Bioética (SBB) formaram a Frente pela Vida. Em 9 de junho, realizaram a Marcha Pela Vida, um dia inteiro de atividades e atos virtuais pelos valores da democracia, da ciência, do SUS e do meio ambiente.

Como desdobramento da Marcha, a Frente reuniu entidades científicas da saúde para a construção do Plano Nacional de Enfrentamento à Pandemia de Covid-
19 (PNEP-Covid-19), lançado em julho. O documento apontou a urgência de uma comunicação clara e coordenada pelo governo federal e a necessidade de ações efetivas, apresentando 70 propostas para autoridades políticas, sanitárias e sociedade.

A Frente também prestou solidariedade e manifestou revolta quando o país atingiu 100 mil vidas perdidas, em agosto e novamente em setembro, quando passaram das 150 mil mortes.