Furnas recorre de decisão do TRT

A empresa já recorreu outra vezes, mas em todas o Senge-RJ foi vitorioso

Através do recurso chamado Agravo de Instrumento, Furnas recorreu ao Tribunal Superior do Trabalho (TST) da decisão do TRT-RJ que negou seguimento ao seu Recurso de Revista na ação conhecida como “ação da data-base”, que está em fase final de liquidação.

Segundo o gerente do departamento jurídico do Senge-RJ, Luiz Fernando Contreiras, através do Agravo acima mencionado, a empresa tentará destrancar o Recurso de Revista cujo seguimento foi negado pelo TRT-RJ.

O Desembargador responsável pela relatoria do processo no TRT, Dr. Mafra Lino, já havia negado outro recurso de Furnas e ainda condenou a empresa a pagar multa de 1% sobre o valor atualizado da condenação do processo, por entender que a empresa estaria atrasando o andamento da ação.

“Os embargos são manifestamente improcedentes e nitidamente protelatórios”, afirma o Desembargador na época, em relatório.

Fazem parte da ação 851 engenheiros. O Senge-RJ entrou com a ação em 1981 pedindo o pagamento de diferenças salariais em função de um reajuste que não foi concedido na data-base. Do total de 850 engenheiros que entraram com ação, 101 já morreram. Os 750 que ainda estão vivos têm, em média, 65 anos. Há 54 engenheiros com 75 anos ou mais.